Como Poder autônomo constituído pela Carta Magana, o Judiciário tem com papel garantir direitos individuais, coletivos e sociais, além de resolver conflitos entre cidadãos, entidades e Estado, sendo a última alternativa para buscar fazer valer essas prerrogativas, mediante a confiança em sua integridade e credibilidade.
Garantir o acesso ao Poder Judiciário é missão institucional, por isso buscar formas de conectar-se com a sociedade é um dever que pode se manifestar de várias formas. A comunicação é uma das mais poderosas, visto que promove esclarecimentos, conhecimento, compreensão, e consequentemente, uma maior aproximação com o cidadão.
Nesse sentido, a mídia, de forma geral, tem função fundamental na difusão de seu funcionamento e na democratização de suas decisões, o que imprime na população uma visão mais crítica a respeito da importância da Justiça como instrumento de direitos e paz social.
O Tribunal de Justiça de Rondônia não apenas reconhece esses atributos como também conta com essa imensa colaboração e agora premia iniciativas que, com excelência, informam, esclarecem ou explicam ações de interesse dos jurisdicionados.
O Prêmio Judiciário Rondoniense de Comunicação é uma forma de agradecer aos profissionais da área de comunicação, pelo trabalho comprometido em defesa da cidadania e dos direitos humanos, como assegura a Constituição Federal.
Constitui-se ainda um incentivo a manter a sociedade bem informada e formada criticamente para exercer a democraticamente a liberdade.
Oferecer à sociedade efetivo acesso à justiça.
Ser uma instituição acessível que promova Justiça com celeridade, qualidade e transparência.
Acessibilidade, Diversidade e Inclusão; Cooperação; Ética; Imparcialidade; Inovação; Integridade; Governança; Probidade; e Sustentabilidade.
O Prêmio é uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia para promover a divulgação das ações do Poder Judiciário, de forma a informar e orientar à população as formas de acesso das pessoas aos serviços judiciais, além de melhorar a quantidade e qualidade das informações disponíveis na imprensa e nas redes sociais sobre a atuação do Poder Judiciário.
Também pretende ampliar o relacionamento com jornalistas e veículos de comunicação social do Estado de Rondônia, por meio da Coordenadoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. Como fomento à produção de conteúdo voltado a essa finalidade, o prêmio é um incentivo nos moldes de outras premiações realizadas por órgãos nacionais.
Tem ainda como meta promover o Poder Judiciário entre os acadêmicos de Jornalismo e de Direito (público que fará parte das comunidades que se relacionam com o PJRO).
A atuação do Poder Judiciário ainda é um desafio para os profissionais de comunicação, que em razão das peculiaridades da área, complexidade de sua composição e especificidade da linguagem precisam buscar meios para traduzir e simplificar o segmento para a sociedade.
A presença do Judiciário nas redes é cada vez mais necessária, pois, se estão todos na rede, a Justiça também está e o prêmio deve também lançar seu olhar sobre esse importante vetor de informação e influência social.
De certo, nem a imprensa nem as redes sociais devem sair do foco de qualquer instituição contemporânea que almeja qualquer forma de relacionamento com o público, pois a própria comunicação de um fato, alerta para um prazo ou forma de procedimento, é em si, uma relação dada a fluidez e midiatização corrente das pessoas, instituições e das próprias relações sociais.