Acessibilidade

Este site possui recursos de acessibilidade para web visando à inclusão e autonomia de todas as pessoas.

Acessibilidade

O respeito aos padrões de acessibilidade é premissa do Tribunal de Justiça de Rondônia para tornar seu Portal acessível a todos os cidadãos. A acessibilidade foi uma preocupação desde a concepção do projeto, que buscou o contraste simples de cores e o tamanho das fontes maiores como requisitos para elaboração do layout da página. Os locais de serviços são, em sua maioria, apresentados em botões, com área suficiente para a navegação de quem tem baixa mobilidade.

Já no topo da página a frase “Este site possui recursos de acessibilidade para web visando a inclusão e autonomia de todas as pessoas”, que pode ser ouvida por cegos ou pessoas de baixa visibilidade quando acessado pelo programa específico instalados nos computadores e já disponíveis em celulares e tablets. O mesmo recurso pode ser utilizado nas fotos apresentadas nas notícias sobre o Poder Judiciário, graças à descrição da legenda.

Tudo isso para dar atenção a quem tem necessidades especais e funcionalidade para o público em geral.

Essa política se enquadra em um projeto mais geral de acessibilidade, que inclui adequação de instalações físicas e atendimento ás pessoas com necessidades especiais.

O esforço de atualização de páginas e sistemas é continuado, e revisões e modificações frequentes são efetuadas para alcançar o maior nível possível de acessibilidade e resolver problemas específicos. Caso tenha alguma consideração ou reclamação a fazer sobre esse assunto, por favor, entre em contato pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Teclas de atalho

Os navegadores de internet oferecem suporte à tecnologia de teclas de atalho de portais da web. Os atalhos (“accesskeys”) são ativados acionando o comando “ALT” (ou “CONTROL”, em Macintosh) ao mesmo tempo da tecla de atalho.

Todas as páginas deste portal utilizam os seguintes atalhos:

ALT + 1: Começo do conteúdo principal da página.

ALT + 2: Início do menu principal.

ALT + 3: Busca interna.

ALT + 4: Rodapé.

Barra de acessibilidade

As páginas de conteúdo do Portal dispõe de uma barra abaixo do cabeçalho do conteúdo com o recurso de aumentar e diminuir fonte para melhor visualização dos textos.

Rybená Tecnologias Assistivas

  • Libras: A Rybená transforma automaticamente o texto selecionado do português para libras, a ferramenta está disponível para desktop no formato web/mobile e para aplicativos celulares.
  • Voz: A Rybená sintetiza automaticamente o texto selecionado do português, inglês e espanhol, a ferramenta está disponível para desktop no formato web/mobile e para aplicativos celulares. O diferencial do celular é que com o aplicativo aberto em segundo plano ele pode continuar traduzindo pra você! Essa ferramenta está disponível em libras e voz.
  • Recursos de Leitura (+Acessibilidade): Nossos recursos de leitura são a nossa mais nova novidade, permitindo que mais de 38 milhões de pessoas com deficiências e/ou com limitações visuais tenham uma experiência adequada, personalizando a apresentação do site. Dentre os recursos disponíveis, estão:
        • Contraste de cores;
        • Destaque de Links;
        • Guia de Leitura;
        • Máscara de Leitura;
        • Alteração do tipo de fonte, tamanho ou espaçamento

Acessibilidades Adicionais

Contraste Invertido

Facilita o ajuste de contraste para melhorar a diferenciação entre fundo e texto, oferecendo um contraste invertido.

Contraste claro

Facilita o ajuste de contraste para melhorar a diferenciação entre fundo e texto, oferecendo um contraste com predominância de tons mais claros.

Contraste Dessaturado

Facilita o ajuste de contraste para melhorar a diferenciação entre fundo e texto, oferecendo um contraste com predominância de tons de cinza.

Contraste escuro

Facilita o ajuste de contraste para melhorar a diferenciação entre fundo e texto, oferecendo um contraste com predominância de tons mais claros.

Links em destaque

Possibilita ao usuário localizar de forma mais evidente a existência de links dentro da página.

Guia de leitura

Ferramenta para auxilio a pessoas com dislexia e dificuldade de leitura, oferece um indicador para acompanhamento do foco durante a leitura.

Máscara de leitura

Auxilia a pessoas com dislexia e dificuldade de leitura a manter o foco na região onde está lendo, destacando esta parte em relação ao resto do texto.

Tipografia adaptada

Possibilita a alteração da tipografia do texto para uma que facilite o entendimento da leitura por pessoas com dislexia.

Ajuste de espaçamento

Ferramenta permite o ajuste do espaçamento entre letras para que facilite o entendimento do texto para pessoas com dificuldade de leitura.

Zoom

Permite o ajuste de tamanho dos elementos na página em até 4x o tamanho, facilita a utilização do site por pessoas com baixa visão.

Pausar animações

Deixa a página estática para que as animações existentes não prejudiquem o entendimento do conteúdo por pessoas com dificuldades de leitura.

Legenda para imagens

Atribui uma descrição textual à imagens existentes na página para facilitar o entendimento do conteúdo.

Poder Judiciário de Rondônia

Poder Judiciário do Estado de Rondônia
Horário de Funcionamento:
(Segunda a Sexta-feira)
Público Geral: 7h às 14h | Plantão Judicial: 14h às 7h | Atendimento Virtual: 7h às 14h

Telefone (69) 3309-6237 (clique aqui) | E-mail: presidencia@tjro.jus.br
Sede - Rua José Camacho, nº 585 - Bairro Olaria
Cep 76801-330 - Porto Velho, Rondônia