Apadrinhando uma história

Este site possui recursos de acessibilidade para web visando à inclusão e autonomia de todas as pessoas.

Apadrinhando uma história

O apadrinhamento de crianças e adolescentes é um serviço da Assistência Social previsto nas Orientações Técnicas para os Serviços de Acolhimento de Crianças e Adolescentes a partir do qual o Projeto "Apadrinhando uma História" foi idealizado pelas equipes do 2º Juizado de Infância e Juventude, Serviço de Acolhimento Institucional – SAIN da Secretaria de Assistência Social do Município de Porto Velho, Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público e Comissão Estadual Judiciária de Adoção.

Este projeto tem por objetivo sensibilizar e captar pessoas com interesse e disponibilidade de tornarem-se “padrinhos e madrinhas” de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional, cujos vínculos com as famílias de origem encontram-se total ou parcialmente rompidos e que estejam numa faixa etária avançada, doenças crônicas, deficiências físicas e mentais, soropositivas, etc, características que reduzem as possibilidades de inserção em família substituta.

Foi instituído pela Corregedoria-Geral da Justiça através do Provimento n.º 014/2014-CG, normatizando-o para todo o Estado de Rondônia.

A primeira Comarca a aderir ao Projeto foi a da capital, na qual o projeto será implantado pelo 2º JIJ/PVH através da Portaria 004/2014, para atender as crianças e adolescentes das instituições de Porto Velho, maiores de 07 anos e com possibilidades remotas de adoção e disponibilizará as três modalidades de APADRINHAMENTO:

- AFETIVO: é aquele que visita regularmente à criança ou adolescente, buscando-o para passar final de semana, feriados ou férias escolares em sua companhia. COMO PARTICIPAR: Realizar inscrição na Vara do 2º Juizado da Infância, no Serviço de Acolhimento Institucional (SEMAS) ou no MInistério Público - Promotoria da Infância, com a documentação exigida, participar de estudo com a equipe interprofissional do Serviço de Acolhimento e de oficina preparatória.

- PROVEDOR: Consiste em dar suporte material ou financeiro à criança e ao adolescente, seja com a doação de materiais escolares, calçados, brinquedos, seja com o patrocínio de cursos profissionalizantes, reforço escolar e prática esportiva. COMO PARTICIPAR: Realizar inscrição na Vara do 2º Juizado da Infância, no Serviço de Acolhimento Institucional (SEMAS) ou no MInistério Público - Promotoria da Infância, com a documentação exigida.

- PRESTADOR DE SERVIÇOS: consiste no profissional liberal que se cadastra para atender as crianças e adolescentes participantes do projeto, conforme sua especialidade de trabalho. Empresas, clínicas ou instituições podem se cadastrar, voluntariamente. COMOPARTICIPAR: Realizar inscrição na Vara do 2º Juizado da Infância, no Serviço de Acolhimento Institucional (SEMAS) ou no MInistério Público - Promotoria da Infância, com a documentação exigida, e participar desenvolvendo ações de acordo com sua área de conhecimento, voltadas para crianças e adolescentes das unidades de acolhimento.

Vale lembrar que os interessados podem participar em mais de uma modalidade, conforme as suas disponibilidades

Com este projeto esperamos compartilhar com todos, o sonho de crianças e adolescentes de terem uma família e receber o afeto e cuidados para um desenvolvimento pleno e uma vida adulta feliz.

Projeto Apadrinhando uma História

 

Poder Judiciário de Rondônia

Poder Judiciário do Estado de Rondônia
Horário de Funcionamento:
(Segunda a Sexta-feira)
Público Geral: 7h às 14h | Plantão Judicial: 14h às 7h | Atendimento Virtual: 7h às 14h

Telefone (69) 3309-6237 (clique aqui) | E-mail: presidencia@tjro.jus.br
Sede - Rua José Camacho, nº 585 - Bairro Olaria
Cep 76801-330 - Porto Velho, Rondônia