Segunda, 10 Dezembro 2018 16:06

Corregedoria apresenta resultados de ações realizadas em 2018 a Pleno do TJRO

Sessão administrativa desta segunda (10)

A Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) prestou contas ao Pleno do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) na manhã desta segunda-feira (10) sobre as ações realizadas pelo órgão no ano de 2018. A CGJ monitora, fiscaliza e orienta as atividades judiciais e extrajudiciais do 1º Grau do Poder Judiciário de Rondônia. Estiveram em pauta dados referentes às ações judiciárias, administrativas e extrajudiciais.

O Pleno do TJRO tem soberania administrativa em relação a todas as atividades do Poder Judiciário de Rondônia e é composto pelos 21 desembargadores do Tribunal de Justiça de Rondônia. Durante a apresentação, o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Jorge Ribeiro da Luz, ressaltou que a Corregedoria precisa de todos os magistrados do 2º Grau para realizar os projetos propostos. “Estamos abertos a críticas e sugestões para que possamos melhorar cada vez mais a nossa prestação jurisdicional”, disse.

O magistrado iniciou a apresentação falando sobre a Reestruturação da Corregedoria que, em 2018, criou cargos e atualizou as funções de setores que precisavam de uma nova roupagem para se adequar à nova realidade judiciária.

A principal mudança na reestruturação foi a elevação da Corregedoria ao status de Secretaria. Dentro deste novo organograma, foram definidos três departamentos (Judicial, Extrajudicial e Judiciário-Administrativo), responsáveis por administrar sete divisões; um Núcleo de Apoio das Unidades de 1º Grau e Núcleo de Aprimoramento do 1º Grau, além de uma assessoria de comunicação.

A CGJ já contava com um gabinete do Corregedor, três juízes auxiliares, Núcleo de Apoio à Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA) e Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

O corregedor destacou também a realização do 1º Workshop sobre a APAC e a criação da Secretaria Judiciária do 1º Grau, responsável por gerir a Central de Processos Eletrônicos (CPE).

Acesse os resultados aqui. 

Assessoria de Comunicação Institucional