Terça, 21 Mai 2019 16:19

Corregedor do TJRO é condecorado com Medalha de Honra ao Mérito Décio Antônio Erpen, durante 81º Encoge

Corregedor-geral José Jorge RIbeiro da Luz durante 81º Encoge

O corregedor-geral da Justiça de Rondônia, des. José Jorge Ribeiro da Luz, foi diplomado com a “Medalha de Honra ao Mérito Desembargador Décio Antônio Erpen”, durante o 81º Encontro do Colégio Permanente dos Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Encoge), em São Paulo-SP. A condecoração é entregue a quem contribuiu para qualquer meio e de modo eficaz para o fortalecimento, aperfeiçoamento e celeridade da prestação jurisdicional ou à causa da Justiça.

A condecoração foi entregue pelo presidente do Colégio Permanente de Corregedores Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE), des. Fernando Cerqueira Norberto dos Santos, durante a abertura do 81º Encoge, realizado entre 16 e 18 de maio.

81º Encoge
O Encoge promove a troca de experiências das corregedorias-gerais da Justiça brasileira, diante da missão de orientar e coordenar a atuação jurisdicional nos estados e Distrito Federal.

Durante o encontro, os corregedores-gerais de todo o país acompanharam palestras sobre temas relacionados ao exercício do cargo e debateram sobre experiências e inovações. Toda a experiência resultou na Carta de São Paulo, que traz as conclusões do evento. Entre os tópicos da carta estão o estímulo à Justiça pacificadora e conciliatória, implantação efetiva do depoimento especial para crianças e adolescentes vítimas de violência e estímulo das unidades judiciais a adotarem sistema de triagem da complexidade dos processos como metodologia para incrementar a produtividade.

O corregedor-geral, des. José Jorge Ribeiro da Luz, se disse contente em fazer parte de um evento constituído por pessoas interessadas em melhorar a realidade brasileira por meio das corregedorias-gerais da Justiça.

“Quando tratamos de Corregedoria, simultaneamente falamos de 1º Grau e o impacto que essa jurisdição causa na vida das pessoas. Não se trata apenas de discutir maneiras de aprimorar as corregedorias, mas de aprimorar uma parcela da nossa sociedade por meio do 1º Grau de Justiça e das comissões estaduais judiciárias de adoção (Ceja), que lidam com as questões afetas à infância e juventude”, finalizou o corregedor.

Assessoria de Comunicação Institucional