Quarta, 24 Novembro 2021 13:27

Corregedoria representou 66% do Prêmio Boas Práticas, do TJRO

A Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia (CGJ) esteve presente em 66% do Prêmio Boas Práticas e ideias Inovadoras, cuja premiação aconteceu na sexta-feira (19). Dentre as doze ideias contempladas, oito tiveram origem na CGJ e unidades vinculadas a ela: Secretaria de 1º Grau, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

 

Categoria Processos

Exemplos não faltam. Na categoria processos, “Audiências virtuais com o WhatsApp” (Cejusc) figurou em 1º lugar; “Correição Permanente Eletrônica” (CGJ), em 2º; e Justiça Rápida Digital (Nupemec), em 3º lugar. O juiz Johnny Gustavo Clemes, membro do Nupemec e coordenador do Cejusc, explica que as ideias foram essenciais para a prestação jurisdicional. As audiências de conciliação virtuais garantiram a continuidade dos serviços no Cejusc durante a pandemia e permitiu amplo acesso às partes. “Tanto que, pelos números de 2020, fomos o Tribunal estadual brasileiro mais produtivo em quantidade de audiências realizadas”, pontuou o magistrado.

 

Premiada em 3º, o “Justiça Rápida Digital” intensificou a recepção de casos pré-processuais e, pela primeira vez, padronizou a ação em todo o Estado com produção triplicada e custo orçamentário zero.

 

A Correição Permanente Eletrônica (2º lugar) incentiva rotina, produção e o cumprimento de Metas Nacionais, além da correição ordinária. O diretor do Departamento Judicial da CGJ, Rodolfo Teixeira, explica que foi importante para a CGJ ser reconhecida por sua política de gestão.

 

“Fico muito feliz de participar desse projeto, especialmente porque o próprio Tribunal nos capacitou para aprimorar essa correição”, disse.
Diretora de Correição, Lucimar Cândida concordou com o colega, especialmente porque a nova modalidade de correição reformulou os procedimentos relacionados às atividades correcionais.

 

“Desde outubro de 2020, já foram correcionadas 95% das unidades judiciárias. Até o dia 30 de novembro de 2021, teremos atingido 100%. Na modalidade presencial, no biênio anterior, foram correcionadas pouco mais de 50% das unidades judiciárias. Os benefícios são incontestáveis”, disse.

 

edboaspraticaspremia11

Categoria Recursos

A secretaria de 1º Grau foi campeã na categoria “Recursos”, com a prática "Atendimento Advogado CPE”, que facilita a comunicação com a Central de Processos Eletrônicos de 1º Grau (CPE1G). Esse projeto partiu da premissa de inclusão digital e se potencializou com a extinção dos cartórios tradicionais.


“A celeridade processual e o acesso à justiça são princípios basilares da área jurídica, e foi neste contexto que o sistema foi pensado e executado. Proporcionar ao nosso jurisdicionado e ao advogado acesso à justiça e comunicação assertiva são questões inerentes ao 1º Grau, tendo sempre como base a sua participação ativa e inclusiva. Este sistema trouxe amplitude nos serviços judiciais e maior comunicação dos entes com a CPE1G, pois desde a sua criação já foram realizados mais de 34 mil atendimentos, disse a secretária de 1º Grau.


Em segundo figurou o “Cejusc Digital”, coordenado pelo juiz Johnny Gustavo Clemes. O projeto integrou conciliadores de todo o Estado; comarcas deficitárias foram auxiliadas por servidores de outras e houve praticidade e economicidade no treinamento de novos conciliadores.

edboaspraticaspremia13recursos

Categoria Pessoas

Na categoria Pessoas, o 1º lugar foi para o projeto “Saúde Mental e Motivação em Tempos de Pandemia e a Realidade do Home Office”, da Secretaria de 1º Grau. Cidinha Fernandes, secretária da pasta, diz que se sente orgulhosa pela unidade ter figurado em categorias distintas, mas que se complementam.


“Nós entendemos que recursos só são possíveis com pessoas que precisam de um ambiente de trabalho que compreenda suas necessidades e o momento de vida por qual passam. Ficamos extremamente felizes por mais essa conquista, que é de todos os servidores da Secretaria de 1º Grau”, pontuou.

Em segundo lugar, na mesma categoria, a CGJ-RO foi contemplada com o projeto “CGJuntinhos”, uma prática de comunicação interna que valoriza e integra os servidores. Trata-se de uma alternativa para mitigar o isolamento social, explicou a secretária da CGJ, Márcia Duarte.

“Os servidores diziam que estavam distantes de eventos do Tribunal, o que foi um fator negativo. A proposta veio de benchmarking adaptado e faz um mix de desenvolvimento do servidor, de palestras, mas também foca no lado profissional. É uma mistura de eventos organizacionais com humanização”, contou.

 

edboaspraticaspremia12

 

Ideia Inovadora

Na categoria “Ideia Inovadora”, a iniciativa “Pausas Ergonômicas” também se originou na CGJ, dentro do CGJuntinhos, explicou a servidora Eduarda Rosa. “Não era sobre faltar política de conscientização sobre exercícios ergonômicos, mas de incentivo para a prática. A ideia ser premiada por votação aberta confirma que os colaboradores do TJRO sentem a necessidade de momentos destinados para os exercícios ergonômicos”, disse a servidora.


Os representantes das equipes ganhadoras receberam, além dos prêmios, troféus, medalhas e certificados de participação. O corregedor-geral da Justiça de Rondônia, Valdeci Castellar Citon, parabenizou os servidores e servidoras que participaram da premiação. “O empenho e o trabalho árduo destes servidores(as) já é reconhecido diariamente, mas uma premiação perpetua a dedicação que resulta em benefícios para a sociedade, por meio de uma excelente prestação jurisdicional”, disse.

 

Assessoria de Comunicação Interna