Terça, 14 Junho 2022 10:53

Corregedoria lança novo sistema de consultas avançadas de dados judiciais

A Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia por meio do Núcleo de Aprimoramento do 1º Grau (Nuapri), desenvolveu um novo sistema para consultas avançadas de dados judiciais. O  “Sistema Visão” foi apresentado nesta segunda-feira (13).

 

Criado a pedido do Departamento Jurídico Administrativo (Dejad) e dos juízes auxiliares da CGJ/RO, o programa facilita e agiliza a busca por dados de processos judiciais do 1º Grau, nas comarcas de todo o Estado. Ele possui  uma grande quantidade de filtros que ajudam a pesquisa, por processos específicos, além de outras funcionalidades que otimizam o trabalho dos servidores.

 

Segundo a juíza auxiliar da Corregedoria, Inês Moreira, o Sistema vai aprimorar o serviço jurisdicional. “O sistema implantado contribui com o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional ao possibilitar métodos mais rápidos e eficientes no levantamento de dados sobre o primeiro grau de jurisdição”.

 

Para se ter uma ideia da agilidade do sistema, ele é capaz de fazer o levantamento dos dados pesquisados em apenas alguns cliques. A pesquisa que antes levaria cerca de uma hora para apurar os dados desejados, agora leva-se apenas alguns segundos. 

 

Vale ressaltar que o Visão foi desenvolvido em tempo recorde, em menos de dois meses. O time de desenvolvedores do Nuapri, trabalha com o framework scrum, Saiba mais aquiA equipe composta  pelos servidores, Éverton de Souza Mendes Inocêncio, Ricardo Andrade Santos e Wilian Pereira Garcia, concluíu o projeto em 7 sprints. 

 

EQUIPE NUAPRI

 

O diretor do Núcleo, Hudson Fernando Mendes de França, disse que a equipe trabalha com gestão ágil de projetos de software, o que possibilita que o produto fique disponível aos usuários desde a primeira semana de desenvolvimento. “A cada semana, é incorporada uma nova funcionalidade ao sistema, sem a necessidade de ter que esperar um lançamento para começar a usa-lo'', ressaltou o diretor.

 

A ferramenta está permitindo acelerar a produção de estudos e diagnósticos. O que garantirá à Corregedoria uma gestão cada vez mais célere e eficiente, de acordo com o diretor do Dejad, Ítalo Lucas da Silva Nunes. “Com o mapeamento das informações a Corregedoria Geral da Justiça poderá atuar de forma preventiva em algumas situações” enfatizou Ítalo. 

 

Todo servidor que trabalha no 1º Grau pode fazer uso do sistema, desde que tenha acesso ao Eolis. Caso ainda não possua o acesso, basta criar uma conta que permitirá a utilização também do Visão. Mas existe uma restrição segundo o coordenador do Nuapri. “É preciso que o colaborador esteja cadastrado no AD (Active directory), que é o sistema de autenticação da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Stic).  

 

O Visão é a primeira ação desenvolvida por meio do laboratório de inovação Genesis, inaugurado recentemente na Corregedoria. 

 

A próxima missão da equipe de desenvolvedores, é a priorização do projeto monitoramento, utilizado pelo Departamento Judicial (Dejud), para acompanhar os dados nas unidades judiciais do Estado.