Sexta, 29 Julho 2022 09:27

Servidores e servidoras da CPE visitam Instituto Laboratorial Criminal de Rondônia

A visita aconteceu a convite do Diretor do Instituto Laboratorial Criminal, Danilo Pinheiro de Souza Reis. Os servidores (as) do Tribunal de Justiça de Rondônia, lotados na Central de Processos Eletrônicos do 1º Grau, estiveram na sede do Instituto no dia  22 para conhecer as instalações e o fluxo de trabalho do ILC, bem como as peculiaridades das demandas. 

 

Participaram da visita os (as) servidores (as) Peterson Vendrameto, coordenador da CPE Criminal, Obedes Silva Nery e Taynan Izabelle Gonçalves da Cruz, ambos gestores de equipe também da CPE Criminal, da CPE 1º Grau. Além de conhecer a estrutura do Instituto eles também tiveram a oportunidade de  apresentar o fluxo de trabalho atual da CPE. 

Na ocasião foram esclarecidas dúvidas quanto ao prazo de confecção dos laudos solicitados pela justiça, o modus operandi de como são realizadas as perícias, os locais de acondicionamento das contraprovas e, também a maneira como são lançadas as informações dos laudos no Sistema de Controle de Ocorrências Policiais ( Siscop ), que é acessado pelos servidores do TJRO.

 

Para o coordenador da CPE Criminal a visita trouxe esclarecimentos importantes sobre como é feito o trabalho do ILC. “A visita também colaborou para satisfazer uma necessidade mútua de conhecer os trâmites e buscarmos a padronização de procedimentos, um dos princípios da CPE, e consequentemente, colaborar para modernização da justiça criminal, uma das metas estratégicas do TJRO", pontuou Peterson. 

 

 ICL

 

A equipe da CPE pontuou ainda o grande benefício trazido com a implementação do Siscop, que possibilita a busca pelos laudos confeccionados, no entanto, manifestou a dificuldade de localização dos mesmos devido à ausência de informações essenciais, tais como: o número do Inquérito Policial (IPL) e o nome do indiciado.

 

O Diretor do Instituto esclareceu que as informações dispostas nos laudos e no Siscop são as recebidas pelo ILC oriundas da autoridade policial, e dessa forma haveria necessidade de conscientização de instruir a requisição com esses dados para, então, serem lançados nos laudos e no Sistema.

 

Foi mencionado também pelo diretor as dificuldades de estrutura enfrentadas pelo Instituto, tendo se colocado à disposição para afinar os procedimentos em busca da melhoria da prestação jurisdicional. "A visita é uma das formas de beneficiar diretamente a sociedade com relação aos serviços prestados por ambas as Unidades, pois por intermédio desta, torna-se possível pensar em soluções conjuntas que forneçam mais efetividade aos procedimentos além de minimizar falhas de comunicação”, disse Danilo, que enfatizou também que a interação entre as diferentes Unidades propicia avanços significativos, promovendo melhorias nas respostas, otimização de processos e direcionamento dos recursos humanos e materiais empregados.

 

Assessoria de Comunicação Institucional

Foto: Diego Holanda