Quinta, 15 Setembro 2022 09:35

Comitiva do TJMG faz visita institucional a Corregedoria do TJRO

A Corregedoria Geral da Justiça de Rondônia recebe esta semana a visita institucional de uma comitiva do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A visita dos magistrados e servidores do tribunal mineiro tem como propósito conhecer algumas das iniciativas, sistemas e estruturas do Poder Judiciário rondoniense. 

 

A equipe do TJMG foi recebida na tarde desta quarta-feira pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador José Antônio Robles, que deu as boas vindas apresentando a eles parte das instalações do TJRO, plenário, galeria dos ex-presidentes, entre outros espaços. A vista privilegiada da sede do Tribunal para o Rio Madeira chamou a atenção dos visitantes, que aproveitaram para registrar o cenário. 

 

montagem visita

 

Em seguida, o des. Robles os conduziu à Corregedoria e se reuniram com os juízes auxiliares Johnny Clemes e  Inês Moreira, com a secretária  da CGJ Rosângela Vieira, além de outros servidores que estavam presentes. Ocasião em que foram apresentados de forma dinâmica, pelo juiz auxiliar, o Módulo Gabinete, o sistema Eólis e painéis de monitoramento do Qlik Sense.

 

O corregedor comentou que aproximação dos Tribunais para compartilhamento de conhecimento e tecnologia é uma tendência que gerará a aceleração no aperfeiçoamento do serviço judiciário. “Rondônia também sempre busca inspiração em produções de outros Tribunais e tudo que desenvolve torna disponível para os interessados” destacou Robles. 

 

O Superintendente Administrativo de Tecnologia da Informação, des. André Leite Praça do TJMG, comentou que o Tribunal de Minas  já tinha as melhores referências pelos trabalhos desenvolvidos pela Corregedoria e pelo TJRO, principalmente na área tecnológica. “O CNJ já nos fez diversas referências a sistemas de ferramentas desenvolvidas, internamente pela instituição. Estamos aqui hoje admirados com a eficiência que a tecnologia do tribunal conseguiu alcançar com recursos internos”. O magistrado também comentou sobre a troca de experiência. “Está sendo uma experiência única, um crescimento e uma oportunidade especial para todos nós do TJGM”. 

 

“Somos parte de um ecossistema. O grande desafio do Poder Judiciário brasileiro é conseguir integrar os diversos segmentos e acontecimentos como esse de visitas técnicas, que gera maior aproximação e sintonia entre os Tribunais, resultando no amadurecimento de ambos”, disse o juiz auxiliar, Johnny Clemes, que comentou também que nas conversações aprenderam muito com os membros da delegação mineira e já registraram ideias para novas ferramentas.

 

“É com muita satisfação que recebemos a comitiva do Estado de Minas Gerais em nosso tribunal. Poder dividir experiências e construir ideias juntos, é de grande valia para nossos jurisdicionados e para uma prestação jurisdicional mais efetiva e inovadora”, destacou também a juíza auxiliar da Corregedoria, Inês Moreira.

 

Além do des. André Leite, também participam da visita institucional  o juiz auxiliar da Presidência, Rodrigo Martins, a juíza auxiliar da CGJ, Soraya Hassan Baz Lauar, o juiz de direito de João Monlevade e Rio Piracicaba,  Paulo Borges, a diretora executiva da Difor, Alessandra Silva Campos o gerente da Gejud, Dalton Luiz Fernandes Severino, e o coordenador da Cojud 1a. Instância, Marcos Rodrigues Borges.

 

O grupo do judiciário mineiro fica em Rondônia até sexta-feira. Nos próximos dois dias, 15 e 16 eles irão conhecer o sistema Sinapses, criado pelo TJRO e vencedor do Prêmio Inovação Judiciário Exponencial, a estrutura da Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (Stic), o Fórum Digital e  também farão uma visita a Central de Processos Eletrônico (CPE). 

 

Assessoria de Comunicação Institucional