Sexta, 16 Setembro 2022 13:47

Comitiva do TJMG conhece a Central de Processos Eletrônicos

A programação da visita institucional da comitiva do Tribunal de Justiça de Minas Gerais ao Poder Judiciário de Rondônia encerrou nesta sexta-feira (16)  com a visita à Central de Processos Eletrônicos (CPE1G). 

 

O Tribunal de Justiça por intermédio da Corregedoria-Geral, apresentou a Central aos magistrados e servidores mineiros. O des. José Antonio Robles e a juíza auxiliar da Corregedoria, Inês Moreira, acompanharam a comitiva do TJMG até a sede da CPE1G. 

 

A visita foi conduzida pela secretária de 1º Grau, Cidinha Fernandes. Os visitantes puderam acompanhar o funcionamento da Central, sua estrutura, a metodologia de trabalho,  como é feita a gestão de pessoas, a gestão de processos e a produtividade alcançada com o cartório do futuro. 

 

A juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Minas Gerais, Soraya Hassan Baz Lauar, comentou a importância do trabalho desenvolvido na  CPE1G de Rondônia e disse que todos ficaram surpresos com o que viram. “Acho que que  é o futuro mesmo, essa centralização de secretarias, até para que possa ter uma melhor qualidade, tanto na prestação jurisdicional, como no próprio trabalho do judiciário, junto com os magistrados, além do mais envolve economia para os tribunais”.

 

A magistrada destacou ainda as boas práticas que levarão como exemplo para Minas Gerais.  “Já há um estudo também para que comecemos a unificar essas secretarias. É uma experiência que vamos levar com muito carinho e presteza, para nosso estado”.

 

visita cpe

 

A anfitriã, Cidinha Fernandes, disse ser uma honra receber outros tribunais que se interessam pelo trabalho desenvolvido na CPE1G de Rondônia. “Poder mostrar esse trabalho árduo feito ao longo desses anos, e compartilhar a nossa experiência é muito gratificante e nos orgulha. Sempre que formos solicitados estamos à disposição para compartilhar as informações que forem necessárias para a melhoria do serviço jurisdicional do nosso país”.

 

Esse ano a  Central completa seis anos de criação. Atualmente o cartório eletrônico unificado tem 65  varas migradas integralmente, fora as parciais e um acervo de mais de  291 mil processos em trâmite. A previsão é de que até o final de 2023, aconteça a migração integral das Varas Cíveis do Estado, e a migração 100% de Porto Velho. 

 

Assessoria de Comunicação Institucional