Sexta, 24 Março 2023 16:27

Reunião com juízes da infância e juventude de Rondônia destaca a importância de agilizar a resolução de demandas do Sistema Nacional de Adoção

Nesta sexta-feira, 24, foi realizada uma reunião com os juízes e juízas das varas da infância e juventude de Rondônia. O objetivo do encontro foi discutir alguns pontos importantes relacionados ao Sistema Nacional de Adoção (SNA).

 

Durante a reunião, os participantes destacaram a necessidade de atualizações no SNA e esclareceram dúvidas sobre o provimento que regulamenta o serviço no estado. Foi também discutida a gestão do sistema e os desafios enfrentados pelos profissionais que trabalham na área.

 

Além disso, foi reforçado que existe um prazo até abril para resolver as pendências relacionadas ao SNA. Todos concordaram que é fundamental trabalhar em conjunto para garantir que o sistema esteja funcionando de forma eficiente e eficaz, a fim de atender as necessidades das crianças e adolescentes que aguardam adoção e acolhimento em Rondônia.

 

O Juiz Auxiliar da Corregedoria-Geral, Marcelo Tramontini, enfatizou a importância de agilizar a resolução das demandas relacionadas ao SNA em Rondônia. "Esse prazo até abril é uma oportunidade para que todos os envolvidos trabalhem juntos e se empenhem para que o sistema funcione de forma adequada. A adoção é um direito fundamental das crianças e adolescentes, e o Estado tem o dever de garantir que esse direito seja assegurado de forma efetiva e rápida. O tempo é um fator crítico na vida das crianças que aguardam adoção", completa. 

 

O Desembargador Isaías Fonseca Moraes, também presente na reunião, ressaltou que o SNA é um sistema complexo e que exige a colaboração e o comprometimento de todos os envolvidos, incluindo juízes, promotores, servidores públicos e entidades de acolhimento. "É preciso agir com rapidez e eficiência para solucionar as pendências relacionadas ao sistema e garantir que as crianças e adolescentes tenham a oportunidade de ter uma vida plena e feliz em um ambiente familiar. Reitero meu compromisso em auxiliar os juízes e juízas de Rondônia no que for necessário para garantir que o SNA funcione de forma adequada e eficiente. Ele agradeceu a todos os presentes pela participação na reunião e reforçou que a união e o trabalho em equipe são fundamentais para alcançar esse objetivo.

 

Essa reunião foi um importante passo para aprimorar o serviço de adoção no estado e garantir que as crianças e adolescentes possam ter uma nova chance de viver em um ambiente familiar acolhedor e amoroso.

 

Assessoria de Comunicação Institucional