%= render 'layouts/carrousel' %>
 252 Visualizações

Saúde da mulher é tema de palestra na comarca de Ji-Paraná

Servidoras foram orientadas sobre exames preventivos

05/11/2019 09:19

O mês de outubro foi marcado por ações de conscientização sobre os cuidados com a saúde da mulher. Em todo o país, elas são incentivadas a realizarem exames preventivos contra o câncer de colo de útero e de mama. Na comarca de Ji-Paraná, uma palestra a convite do juiz e diretor Oscar Francisco Alves Junior,  tratou do tema para servidoras na última quinta-feira. 

 A médica ginecologista Adélia Lemes Pompeu reforçou a necessidade de cuidados que incluem a realização de ultrassonografia e mamografia, que a partir dos 40 anos, devem ser feitos anualmente. “A mulher por ter em sua maioria dupla jornada (trabalho e lar) e esquece de se cuidar inúmeras vezes. Existem tipos de prevenção primárias que são muito pertinentes, como: evitar a obesidade, bebidas alcoólicas, e em contrapartida realizar atividades físicas, ter hábitos alimentares saudáveis, os benefícios da amamentação e principalmente estar bem emocionalmente”, explicou.

A palestrante também ressaltou que com o diagnóstico precoce e o acompanhamento sistêmico em pacientes com histórico familiar, as chances de cura são altíssimas. Durante a explanação da médica, foram relatados dois casos de câncer. No primeiro caso a paciente negligenciou a saúde e não realizou os exames preventivos, vindo a falecer vítima de um tumor na mama, detectado em estágio avançado.

E em outro, uma paciente conseguiu a cura do câncer por ter feito detecção precoce e enfrentado o tratamento adequado. Os relatos chamaram a atenção das servidoras.  “A maior lição que tirei foi que devemos sempre nos colocar em primeiro lugar e não ter medo de fazer o exame de toque, a mamografia, porque é a forma mais eficaz de continuar viva caso haja seja encontrado algo”, disse a servidora Núbia Nascimento.

 

Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
Sede - Rua José Camacho, nº 585 - Bairro Olaria
Cep 76801-330 - Porto Velho, Rondônia
Alô Justiça: 0800-647-7077 Geral: (69) 3217-1152

© 2019 Diretoria de Gestão de Pessoas - DGP
Versão do Sistema