437 Visualizações

Servidores participam de roda de conversa sobre saúde

Atividade foi de conscientização sobre cânceres de mama, colo de útero e próstata

14/11/2019 13:30

Uma roda de conversa com perguntas e respostas foi a atividade escolhida pela Divisão de Saúde e Bem-estar do Tribunal de Justiça de Rondônia para sensibilizar os servidores sobre a necessidade de cuidados com a saúde do homem e da mulher. Durante a manhã, servidores da Secretaria de Orçamento e Finanças participaram da atividade coordenada pela enfermeira do trabalho, Carla Vanessa.

A saúde do homem, que está em destaque neste mês, por conta da campanha Novembro Azul, que institui ações de conscientização em todo o país, foi um dos temas mais abordados. Em um modelo de “mito ou verdade”, a enfermeira selecionou algumas informações propagadas na sociedade, que nem sempre correspondem à verdade e que dificultam o acesso à saúde. A importância da realização do exame de toque, por exemplo, cercado de tabus e preconceitos, foi explicada.

Para as mulheres, a enfermeira ressaltou a necessidade do autoexame das mamas, que aliado aos exames de mamografia podem ajudar na detecção precoce de nódulos, que aumenta a chance de cura. O câncer de colo de útero, uma das principais causas de morte entre mulheres, também foi tratado na atividade como forma de chamar a atenção para a realização de exames preventivos anuais.

Doenças sexualmente transmissíveis, que também podem causar ou agravar casos de câncer, também foram explicadas. Os participantes receberam, na ocasião, preservativos masculinos e femininos.

Ao abordar um pouco de sua experiência profissional em unidades de saúde, onde teve contato com diferentes realidades, a enfermeira buscou apontar as consequências da falta desses cuidados. “A prevenção é o melhor remédio para gente evitar essas doenças. Eu uso essa dinâmica de roda de conversa porque desperta a atenção das pessoas”, disse.


Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema