768 Visualizações

Projeto Midas promove interação e motivação entre servidores

Sucesso da iniciativa da SA pode servir de modelo para outras unidades do Judiciário

05/08/2020 17:11

Manter os servidores motivados, com habilidades para produzir com excelência e harmonia entre a equipe é um desafio ainda maior durante uma pandemia, em que o distanciamento social se fez necessário. Pensando nisso, a assessoria de planejamento da Secretaria Administrativa do TJRO desenvolveu o projeto de Multiplicação Interpessoal de Desenvolvimento Humano no Ambiente Sociolaboral, Midas.


Idealizado, desenvolvido e aplicado mesmo em tempos da pandemia de coronavírus (COVID-19), o Projeto consiste na realização de dinâmicas em grupo, no próprio ambiente laboral, durando cerca de 5 a 20 minutos, de preferência no início da semana, no horário matutino. A ideia é iniciar a semana de trabalho com rápida confraternização e inspiração com toda a equipe.

Durante cada dinâmica é abordado um tema reflexivo, de referencial à escolha do participante, com escopo de desenvolvimento humano como aprimoramento pessoal, motivacional, coaching, psicológico, filosófico, histórico, administrativo, dentre outros. O assunto explanado tem por objetivo proporcionar aos ouvintes a reflexão sobre o tema escolhido de forma a promover competências, habilidades e atitudes, seja melhorando as existentes, seja fomentando o seu nascimento. Os ouvintes, após a explanação, podem tecer comentários e ponderações, enriquecendo ainda mais a dinâmica.


Conforme Relatório do Projeto, “Os benefícios alcançados com o Piloto são imensuráveis, pois aprendemos a valorizar os nossos colegas, ouvi-los, aprender com eles e percebermos quão importantes eles são para nós e que podemos contar com eles em todos os desafios, pois eles estarão ao nosso lado com mão amiga para nos auxiliar; criamos vínculos que desejamos manter para sempre. O sentimento é de humildade, de redescoberta, de reconhecimento do potencial inesgotável de nossos valorosos colegas. Mais que gratos somos privilegiados e abençoados. Nosso ambiente laboral é leve, alegre e gratificante, pois as pessoas que aprendemos a admirar estão bem ali do nosso lado".

O Projeto, que começou a ser aplicado em junho de 2020, agora formalizado, pode ser aplicado em qualquer unidade, adaptável à realidade presencial ou por videoconferência. Segundo a secretária administrativa, Elaine Piacentini Bettanin, “desenvolver e aprimorar as questões comportamentais e atitudinais são as principais ferramentas para o crescimento de uma instituição”, analisou.




Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema