3297 Visualizações

Disau alerta servidores para a prevenção do câncer de próstata

Confira o vídeo com o médico José Tinoco

03/11/2020 10:00

O Novembro Azul é um movimento mundial que teve origem, em 2003, na Austrália. No Brasil, o Ministério da Saúde e o Inca divulgam informações sobre a prevenção e tratamento da doença ao longo do mês, mas em especial no mês de novembro como uma maneira de reforçar a importância da prevenção.

Dados do Instituto Nacional de Câncer revelam que o câncer de próstata no Brasil é o segundo mais comum dentre os homens. Em valores absolutos, considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum.
A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento. Por isso, o Tribunal de Justiça sempre promove campanha para mobilizar os servidores.

O médico José Tinoco gravou um vídeo com as recomendações .Confira clicando aqui. 

Todos de azul
Na segunda-feira, 9 de novembro de 2020, a Divisão de Saúde do Tribunal de Justiça de Rondônia convida magistrados, servidores e estagiários a manifestarem seu apoio à campanha e usarem uma peça azul em seu vestuário ou o boton azul/rosa distribuído pela DISAU, em campanhas anteriores ou, ainda, laço azul, símbolo da campanha.
Tire uma foto e compartilhe nas redes sociais do TJRO, utilizando as hashtags #VemdeazulTJRO e #NovembroAzulTJRO. Participe!


Abaixo informações importantes sobre o câncer de próstata disponibilizadas por instituições de referência:

Fatores de risco
A idade é um fator de risco importante, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos. Outro fator detectado é ter pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, podendo refletir tanto fatores genéticos quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.
Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado é outro aspectos que se dever prestar atenção.

Diagnóstico precoce
O diagnóstico precoce desse tipo de câncer possibilita melhores resultados no tratamento e deve ser buscado com a investigação de sinais e sintomas como dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina.

Prevenção e tratamento
Ter uma alimentação saudável, praticar atividade física, não fumar e nem consumir bebida alcoólicas são algumas das recomendações do Inca para a prevenção.
Os dois exames iniciais feitos para investigar sinais da doença são o de sangue chamado de PSA e o toque retal.
Já o tratamento do câncer de próstata pode ser feito por meio de diferentes terapias. “O tratamento na fase inicial tem várias possibilidades terapêuticas, a mais comum é a cirurgia; existe outra possibilidade que é a radioterapia de próstata” (MS, 2020).

Fontes: Ministério da Saúde (MS) 2020 e Instituto Nacional do Câncer (INCA) 2020



Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema