320 Visualizações

Secretaria Administrativa reforça ações para consumo consciente no Judiciário

O objetivo é cumprir a meta estabelecida de redução do consumo de pelo menos 10% em todas as contas de energia de cada unidade deste Poder.

30/07/2021 19:02

Em Comunicação Interna Circular, a secretária administrativa do Tribunal de Justiça de Rondônia, Elaine Piacentini, lembrou que, atualmente, a sustentabilidade nos aspectos da produção e utilização da energia avançou para o contexto das organizações públicas, de maneira a demandar consumo consciente dos gestores, sendo elemento basilar que orienta a prestação dos serviços públicos.

O comunicado informa que o Tribunal tem dentre os objetivos do Plano de Logística Sustentável 2021-2023, o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica no Poder Judiciário do Estado de Rondônia.

Por isso, para otimizar e reduzir as despesas com energia elétrica, o TJRO vem adotando medidas de melhorias na infraestrutura dos prédios, substituição de materiais e parque de equipamentos de baixa eficiência energética, bem como a realização de estudo de viabilidade acerca da utilização da energia solar. Os estudos técnicos para a instalação de energia solar fotovoltaica das novas instalações da Escola da Magistratura já estão prontos, em breve será realizado também para todos os prédios do Poder Judiciário de Rondônia.

Apesar disso, atualmente, a principal medida que possibilita impacto imediato na redução no consumo é a conscientização dos usuários com relação ao uso racional e responsável dos recursos.

O objetivo é cumprir a meta estabelecida de redução do consumo de pelo menos 10% em todas as contas de energia de cada unidade deste Poder.


Equipamentos em geral


Equipamentos como micro-ondas, televisores, geladeiras, cafeteiras, bebedouros, frigobares e demais eletrodomésticos e eletrônicos, deverão sempre que não utilizados ser mantidos desligados e se possível desconectados das tomadas.

Os bebedouros devem ter sua temperatura ajustada sempre em valores intermediários, visto que, na maioria das vezes, os usuários acabam misturando a água gelada com a água em temperatura ambiente antes do consumo.


Sistemas de iluminação

Nos ambientes onde não são executadas atividades laborais como recepções, circulações, salas de espera, copas, banheiros, etc., sempre que possível deve ser utilizada a iluminação natural do ambiente, mantendo as luminárias total ou parcialmente desligadas. Já no restante dos ambientes, onde são executadas as atividades que demandam iluminação específica, sempre que as salas forem desocupadas, os usuários deverão desligar as luminárias. Os administradores deverão, ainda, verificar regularmente o funcionamento da iluminação externa, garantindo que as luminárias que possuem acionamento automático estejam ligando e desligando nos horários corretos, e em caso de mau funcionamento, acionar a manutenção.


Sistemas de climatização

Tendo em vista que todas as normativas disponíveis definem como temperatura de conforto para atividades laborais valores entre 22º e 24º, os usuários deverão fazer o ajuste dos equipamentos de climatização sempre em valores dentro dessa faixa.

Além disso, as salas devem ter suas portas e janelas mantidas fechadas e sempre que as mesmas sejam desocupadas por períodos superiores a 20 minutos, os equipamentos deverão ser desligados.

Os administradores deverão verificar regularmente o ajuste da temperatura dos equipamentos que atendem as salas de racks e salas de nobreaks, sendo que a temperatura dessas salas também deverão ter seu ajuste em temperaturas entre 22º e 24º, visto que a quantidade de equipamentos instalados na maioria dessas salas é pequena.


Equipamentos de informática


Com relação aos equipamentos de impressão, sugerimos que seja diminuído o quantitativo de impressoras por comarca, com possibilidade de compartilhamento de impressoras em rede, além de evitar manter os equipamentos em stand-by. O mesmo deve ser adotado para os equipamentos de digitalização (scanners).

Em relação aos computadores utilizados em home office, os usuários que estão em regime de trabalho presencial podem ser orientados a ligar e desligar os equipamentos que realmente estão sendo utilizados pelo usuário em home office, evitando que os mesmos fiquem ligados sem necessidade.

Caso os computadores estejam sendo utilizados remotamente, seus monitores deverão permanecer desligados.


Consumo no horário de ponta

Deve ser dada atenção especial por parte dos usuários e administradores ao horário compreendido entre 18 horas e 30 minutos e 21 horas e 29 minutos, denominado horário de ponta, onde a tarifa aplicada é de aproximadamente 7 vezes o valor da tarifa convencional. Portanto, deve ser evitado ao máximo qualquer tipo de consumo nesse período.


Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema