205 Visualizações

Judiciário inicia projeto para captação de resíduos orgânicos no edifício-sede

Semana da Compostagem visa à mobilização social para quebrar paradigmas, orientar, ensinar e tirar dúvidas sobre a prática de reciclagem de resíduos orgânicos.

05/05/2022 10:56

Separação e reaproveitamento de resíduos orgânicos do Tribunal de Justiça

Você sabia que o Tribunal de Justiça de Rondônia busca por adequações e soluções para destinar corretamente os resíduos gerados nos seus prédios? Na capital, os materiais recicláveis coletados são entregues a cooperativas de catadores.

E agora será iniciada a separação de resíduos orgânicos. Vamos começar no 2º andar do edifício-sede como piloto, com lixeiras exclusivas para orgânicos, que são: cascas de frutas, resto de comida, borra de café com filtro, saquinhos de chá, casca de ovos etc.

Concluída a separação, os resíduos orgânicos serão coletados e destinados à Associação dos Moradores e Produtores da Comunidade Terra Santa – AMOPTS para compostagem. O adubo será utilizado em hortas e outros cultivos de árvores frutíferas na Comunidade Terra Santa. Quem está intermediando é a servidora Meline Diniz, do setor DEAGESP, ela faz parte da Comunidade.

Os resultados esperados são os seguintes: cultivo de produtos sem utilização agrotóxicos, os quais provavelmente serão oferecidos nas feiras do TJRO, proporcionando alimentos saudáveis aos próprios(as) servidores(as); contribuição para a economia local; além de reduzir o lixo dos aterros, contribuindo para a diminuição dos gases do efeito estufa e aquecimento global.

Semana da Compostagem

Desde o dia 1º de maio, é celebrada a Semana da Compostagem, que visa à mobilização social para quebrar paradigmas, orientar, ensinar e tirar dúvidas sobre a prática de reciclagem de resíduos orgânicos. A ação do Nages-TJRO está inserida nesse contexto e busca a difusão da prática em meio aos públicos do Judiciário e também na comunidade.

Este ano o tema da Semana da Compostagem é baseado no movimento circular do processo de reciclagem de resíduos orgânicos, fluindo do campo para a mesa e da mesa para o campo novamente. Este processo circular transforma a gestão de resíduos e proporciona solos saudáveis, levando a frutas e vegetais mais ricos em nutrientes, com os restos voltando para serem compostados e o processo reiniciado. O composto adiciona carbono de volta ao solo, promove o controle da erosão e fecha o ciclo, evitando a perda de valiosos recursos orgânicos.

A Semana Internacional da Conscientização sobre Compostagem (ICAW) é realizada desde 1995 e se trata da maior e mais abrangente iniciativa educacional sobre compostagem no mundo. No Brasil o evento é mobilizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB).

Seja um agente de mudança! Participe! Cuidar do meio ambiente é cuidar da vida!


Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental (Nages)

 

 

Comunicação Interna



Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema