A Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) abriu inscrições para novas turmas do curso de capacitação do Sistema Nacional de Gestão de Bens (SNGB), do Programa Justiça 4.0. A formação, oferecida na modalidade EaD autoinstrucional, é desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Magistrados(as) e o público externo podem se inscrever até domingo, 18 de agosto.
O curso visa capacitar os participantes no uso da ferramenta SNGB, permitindo cadastrar, rastrear e gerir bens apreendidos, assegurando a integridade e precisão dos dados através da plataforma. O objetivo é aprimorar a gestão de bens judicializados, proporcionando maior controle e eficiência na tramitação desses ativos.
A formação abrange conteúdos essenciais para a correta utilização do SNGB, incluindo a personalização do sistema de acordo com as necessidades de cada instituição e a geração de relatórios para análise de dados. Todos os interessados(as) no assunto e que desejam atuar na área também podem participar.
Com uma carga horária de 3 horas-aula, a capacitação ficará disponível para os magistrados(as) inscritos entre os dias 1° e 31 de setembro de 2024. Já para o público externo, a formação será disponibilizada de 19 a 31 de agosto.
O que é o SNGB?
O Sistema Nacional de Gestão de Bens (SNGB) é uma plataforma tecnológica desenvolvida pelo Programa Justiça 4.0, que aprimora a política de gestão de bens judicializados e oferece maior controle da tramitação desses bens para evitar depreciações, perecimentos e extravios.
Em um único ambiente, os tribunais podem cadastrar bens, valores, documentos e objetos com restrição judicial, vinculá-los a pessoas e processos, e registrar todas as movimentações temporárias ou definitivas, como alienação, devolução, perdimento ou destruição.
Além de garantir que as partes recebam o que lhes é de direito, a solução contribui para reduzir custos de manutenção em espaços judiciais e policiais. O SNGB também permite a gestão de documentos e objetos sob a guarda do Poder Judiciário, com registro da cadeia de custódia.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron