Processo de Planejamento e Execução Orçamentária de TIC
(Anexo Único do Ato nº 891/2025 - publicado no dia 16/5/2025 DJe 88 - p. 31-43)
Dono do Processo: Diretor do Degov
O Processo de Planejamento Orçamentário de TIC e o Processo de Execução e Monitoramento Orçamentário de
TIC, ambos, tem como desafio priorizar, dentro do ano, as ações para a execução do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), bem como manter a infraestrutura que provê os serviços de TIC.
Objetivos:
- Demonstrar às áreas do PJRO e aos demais interessados e envolvidos o Processo de Planejamento Orçamentário adotado pela STIC;
- Orientar a STIC no planejamento do orçamento e na elaboração do Plano Anual de Contratação;
- Aperfeiçoar o planejamento e a execução do orçamento;
- Garantir transparência em relação ao orçamento dos projetos priorizados a serem executados pela STIC;
Fluxo do Processo de Planejamento Orçamentário de TIC:
Descrição das Atividades:
Atividade: |
1. Solicitar levantamento das demandas |
Unidade Responsável |
Degov |
Entrada(s) e Procedimento(s) |
Atividade anual de elaboração do orçamento:
|
Prazo |
Encaminhar CI até 15 (quinze) de fevereiro do ano corrente. |
Saídas |
1.1 Comunicação interna enviada. |
Unidade(s) Receptora(s) |
Unidades internas da STIC |
Atividade: |
2. Levantar informações |
Unidade Responsável |
Dactic |
Entrada(s) e Procedimento(s) |
1.1 Comunicação interna solicitando o levantamento das necessidades orçamentárias:
|
Saídas |
2.1 Despacho solicitando a validação do levantamento realizado. |
Unidade(s) Receptora(s) |
Unidades internas da STIC |
Atividade: |
3. Validar informações |
Responsável |
Gestor(a) do Contrato |
Entrada(s) e Procedimento(s) |
2.1 Despacho solicitando a validação do levantamento realizado.
|
Saídas |
3.1 Despacho informando as aquisições/contratações necessários para o ano seguinte. (Seguir para a atividade 5) |
Unidade(s) Receptora(s) |
Degov |
Atividade: |
4. Registrar as necessidades |
Unidade Responsável |
Unidades internas da STIC |
Entrada(s) e Procedimento(s) |
1.1 Comunicação recebida para levantamento das necessidades orçamentárias.
|
Prazo |
Responder CI até 31 (trinta e um) de março do ano corrente. |
Saídas |
4.1 Despacho informando das necessidades orçamentárias para o ano seguinte. |
Unidade(s) Receptora(s) |
Degov |
Atividade: |
5. Consolidar as informações |
Unidade Responsável |
Degov |
Entrada(s) e Procedimento(s) |
3.1 e 4.1 Despacho informando as necessárias orçamentárias para o ano seguinte, enviado por cada unidade:
6.2 Orçamento reprovado: proposta encaminhada pelo Cgestic para alterações:
7.2 Orçamento reprovado: proposta encaminhada pelo CGTIC para alterações:
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Saídas |
5.1 Proposta orçamentária encaminhada. |
Unidade(s) Receptora(s) |
Cgestic |
Atividade: |
6. Deliberar preliminarmente sobre o Planejamento |
Unidade Responsável |
Cgestic |
Entrada(s) e Procedimento(s) |
5.1 Proposta orçamentária:
|
Saídas |
6.1 Orçamento aprovado: proposta encaminhada para deliberação. (Seguir para atividade 7) 6.2 Orçamento reprovado: proposta encaminhada para alteração. (Retornar à atividade 5) |
Unidade(s) Receptora |
6.1 Orçamento aprovado: CGTIC 6.2 Orçamento reprovado: Degov |
Atividade: |
7. Deliberar sobre o Planejamento Orçamentário |
Unidade Responsável |
CGTIC |
Entrada(s) e Procedimento(s) |
6.1 Orçamento priorizado preliminarmente pelo Cgestic:
|
Saídas |
7.1 Orçamento aprovado: proposta encaminhada para cadastrar orçamento. (Seguir para atividade 8) 7.2 Orçamento reprovado: proposta encaminhada para alteração. (Retornar à atividade 5) |
Unidade(s) Receptora |
7.1 e 7.2: Degov |
Atividade: |
8. Cadastrar Orçamento |
Unidade Responsável |
Degov |
Entrada(s) e Procedimento(s) |
7.1 Orçamento aprovado pelo CGTIC:
|
Saídas |
8.1 Orçamento cadastrado no sistema. |
Unidade(s) Receptora |
GGOV |
Atividade: |
9. Processo de Elaboração e Aprovação do Planejamento Orçamentário |
Unidade Responsável |
Ggov |
Entrada(s) e Procedimento(s) |
8.1 Orçamento cadastrado no sistema pelo Degov:
|
Saídas |
9.1 Planejamento orçamentário aprovado. |
Unidade(s) Receptora |
Degov |
Atividade: |
10. Minutar o Plano de Contratação |
Unidade Responsável |
Degov |
Entrada(s) e Procedimento(s) |
9.1 Orçamento aprovado:
11.2 Minuta reprovada: processo encaminhado pelo Cgestic para alteração:
|
Saídas |
10.1 Minuta encaminhada para análise e deliberação. |
Unidade(s) Receptora(s) |
Cgestic |
Atividade: |
11. Avaliar minuta e deliberar |
Unidade Responsável |
Cgestic |
Entrada(s) e Procedimento(s) |
10.1 Minuta elaborada pelo Degov:
|
Saídas |
11.1 Minuta aprovada (atividades realizadas paralelamente): 11.1.1 Processo tramitado para publicação do Plano de Contratação. (Seguir para a atividade 12) 11.1.2 Processo tramitado para iniciar a aquisição/contratação de TIC. (Seguir para a atividade 13)
11.2 Minuta reprovada: encaminhar processo para alteração. (Retornar à atividade 10) |
Unidade(s) Receptora(s) |
11.1.1 Nuretec 11.1.2 Sea 11.2 Degov |
Atividade: |
12. Processo de Elaboração e Publicação de Atos Normativos |
Unidade Responsável |
Nuretec |
Entrada(s) e Procedimento(s) |
11.1.1 Minuta do Plano de Contratação aprovada pelo Cgestic.
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Saídas |
12.1 Ato normativo publicado. |
Unidade(s) Receptora(s) |
Diese |
Atividade: |
13. Processo de Planejamento de Aquisição e Contratações de TIC |
Unidade Responsável |
Dactic |
Entrada(s) e Procedimento(s) |
11.1.2 Plano de Contratação aprovado pelo Cgestic.
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Saídas |
13.1 Estudo Técnico Preliminar e Termo de Referência aprovados. |
Unidade(s) Receptora(s) |
Deagesp |
Atividade: |
14. Processo de Execução e Monitoramento Orçamentário de TIC. |
Unidade Responsável |
Dactic |
Entrada(s) e Procedimento(s) |
9.1 Planejamento orçamentário aprovado.
|
Saídas |
14.1 Execução Orçamentária conforme planejamento. |
Unidade(s) Receptora(s) |
SOF |
Fluxo do Processo de Execução e Monitoramento Orçamentário
Descrição das atividades:
Atividade: |
1. Preencher ferramenta detalhada de controle |
Unidade Responsável |
Dactic |
Entrada(s) e Procedimento(s) |
Orçamento aprovado e publicado:
|
Saídas |
1.1 Relatório de execução e monitoramento atualizado. |
Unidade(s) Receptora(s) |
Unidades interessadas no relatório |
Atividade: |
2. Informar disponibilidade orçamentária para emissão de empenho |
Unidade Responsável |
Dactic |
Entrada(s) e Procedimento(s) |
Orçamento aprovado e publicado:
|
Saídas |
Saídas de acordo com a característica do objeto: 2.1 Passagens, diárias, IDI e DEA. (Seguir para a atividade 8) 2.2 Contrato firmado. (Seguir para a atividade 10) 2.3 Licitação ou contratação direta em andamento. (Seguir para a atividade 12)
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Unidade(s) Receptora(s) |
2.1 Gerente do Programa 2.2 Gestor(a) do Contrato 2.3 Equipe de Planejamento
|
Atividade: |
3. Minutar solicitação ou registrar alteração |
Unidade Responsável |
Dactic |
Entrada(s) e Procedimento(s) |
Necessidade de alterar o orçamento:
4.3 Solicitação de alteração do orçamento que necessita de ajustes:
|
Saídas |
3.1 Minuta enviada para análise do(a) Gerente do Programa.
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Unidade(s) Receptora(s) |
Gerente do Programa
|
Atividade: |
4. Analisar Minuta |
Responsável |
Gerente do Programa |
Entrada(s) e Procedimento(s) |
3.1 Minuta com proposta de mudança no orçamento:
|
Saídas |
4.1 Compete ao Gerente: registrar alteração. (Seguir para atividade 5) 4.2 Compete ao Ggov e a solicitação não necessita de ajustes: solicitar alteração. (Seguir para atividade 6) 4.3 Compete ao Ggov e a solicitação necessita de ajustes: encaminhar solicitação para ajustes. (Retornar à atividade 3)
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Unidade(s) Receptora(s) |
4.1 Gerente do Programa 4.2 Ggov 4.3 Dactic
|
Atividade: |
5. Registrar Alteração |
Responsável |
Gerente do Programa |
Entrada(s) e Procedimento(s) |
4.1 Necessidade de registrar alteração da mudança no orçamento:
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Saídas |
5.1 Alteração registrada.
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Obs.: |
Limita-se o gerente estratégico ao disposto no Art. 7º e seu parágrafo único do Ato n. 9/2024. Art. 7º Delegar aos(às) Secretários(as) Gerentes de Programas para, nas ações e projetos de sua competência, readequar nos controles internos, em nível de Subelemento de Despesa, a programação orçamentária das despesas, dentro do mesmo Programa, Ação, Categoria Econômica, Grupo de Natureza de Despesa, Modalidade de Aplicação, Elemento de Despesa e fonte de recursos. Parágrafo único. As alterações serão registradas em processo específico de controle e gerenciamento do orçamento e em sistema de gestão administrativa instituído pelo Tribunal de Justiça. |
Atividade: |
6. Solicitar Alteração |
Responsável |
Gerente do Programa |
Entrada(s) e Procedimento(s) |
4.2 Minuta com proposta de mudança no orçamento, cuja competência não pertence ao Gerente do Programa:
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Saídas |
6.1 Encaminhar solicitação para aprovação.
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Unidade(s) Receptora(s) |
6.1 Ggov
|
Atividade: |
7. Processo de análise de alteração no orçamento aprovado |
Unidade Responsável |
GGOV
|
Entrada(s) e Procedimento(s) |
6.1 Solicitação de alteração de mudança no orçamento:
|
Saídas |
7.1 Despacho informando o resultado da deliberação à STIC.
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Unidade(s) Receptora(s) |
STIC.
|
Atividade: |
8. Validar Orçamento |
Responsável |
Gerente do Programa |
Entrada(s) e Procedimento(s) |
2.1 Minuta de despacho solicitando empenho de passagens, diárias, IDI ou DEA:
|
Saídas |
8.1 Despacho validado e assinado.
|
Unidade(s) Receptora(s) |
Gerente do Programa.
|
Atividade: |
9. Encaminhar para empenho |
Responsável |
Gerente do Programa |
Entrada(s) e Procedimento(s) |
8.1 Despacho assinado e validado:
|
Saídas |
9.1 Despacho solicitando processamento da despesa.
|
Unidade(s) Receptora(s) |
SOF
|
Atividade: |
10. Validar Orçamento |
Responsável |
Gestor(a) do Contrato |
Entrada(s) e Procedimento(s) |
2.2 Minuta de despacho informando a disponibilidade orçamentária para execução relacionada a contratos já firmados:
|
Saídas |
10.1 Despacho validado e assinado.
|
Unidade(s) Receptora(s) |
Gestor(a) do Contrato
|
Atividade: |
11. Encaminhar para empenho |
Responsável |
Gestor(a) do Contrato |
Entrada(s) e Procedimento(s) |
8.1 Orçamento validado:
|
Saídas |
11.1 Despacho solicitando processamento da despesa.
|
Unidade(s) Receptora(s) |
SOF
|
Atividade: |
12. Validar Orçamento |
Unidade Responsável |
Equipe de Planejamento |
Entrada(s) e Procedimento(s) |
2.3 Despacho informando a disponibilidade orçamentária para execução relacionada a licitação ou contratação direta em andamento:
|
Saídas |
12.1 Orçamento validado.
|
Unidade(s) Receptora(s) |
Equipe de Planejamento.
|
Atividade: |
13. Encaminhar para empenho |
Unidade Responsável |
Equipe de Planejamento |
Entrada(s) e Procedimento(s) |
8.1 Orçamento validado:
|
Saídas |
13.1 Despacho solicitando processamento da despesa.
|
Unidade(s) Receptora(s) |
SOF
|
Atividade: |
14. Processamento de Despesas |
Unidade Responsável |
Secretaria de Orçamento e Finanças (SOF) |
Entrada(s) e Procedimento(s) |
11.1 ou 12.1 ou 13.1: Processo recebido para processamento de despesas:
|
Saídas |
14.1 Nota de Empenho emitida.
|
Unidade(s) Receptora(s) |
Dactic Fiscal e Gestor(a) do Contrato
|
Atividade: |
15. Preencher relatório com detalhamento da execução, sempre que necessário |
Unidade Responsável |
Dactic |
Entrada(s) e Procedimento(s) |
1.1 Solicitação/atualização de informações sobre orçamento:
|
Saídas |
15.1 Relatório de execução atualizado.
|
Unidade(s) Receptora(s) |
Unidades interessadas no andamento da execução.
|
Atividade: |
16. Processo de Gerenciamento de Contratos de TIC |
Unidade Responsável |
Dactic |
Entrada(s) e Procedimento(s) |
Procedimentos detalhados no processo correspondente. |
Unidade(s) Receptora(s) |
Dactic Fiscal e Gestor(a) do Contrato |
Controle do processo:
ID | 1 |
Processo | Processo de Planejamento Orçamentário de TIC |
Dono do Processo | Diretor(a) do Departamento de Estratégia e Governança de TIC (Degov) |
Indicador | Índice de Remanejamentos no Orçamento do Fuju voltado à tecnologia da informação e comunicação |
Justificativa | Manter o controle sobre os Plano de Contratação da STIC e verificar a eficácia do processo. |
Periodicidade | Anual |
Intervalo | AnualPrimeira medição em Janeiro/2025, referente ao exercício de 2024. |
Regra de cálculo | [(Valor da Dotação atual para Gestão, Manutenção e Serviços de TIC/Valor da Dotação Inicial para Gestão, Manutenção e Serviços de TIC) -1] * 100 |
Meta | Inferior a 10% |
Origem dos Dados | Dactic |
Responsável pela coleta | Diretor(a) da Diese |
Responsável pela análise do indicador | Diretor(a) do Degov |
ID | 2 |
Processo | Processo de Execução e Monitoramento Orçamentário de TIC |
Dono do Processo | Diretor(a) do Departamento de Estratégia e Governança de TIC (Degov) |
Indicador | Índice da Inscrição de Restos a Pagar Não Processados em relação à Dotação Atualizada no Orçamento do Fuju para o exercício. |
Justificativa | Manter o controle sobre o orçamento de TIC e verificar a eficácia do processo. |
Periodicidade | Anual |
Intervalo | AnualPrimeira medição em Janeiro/2025, referente ao exercício de 2024. |
Regra de cálculo | (Valor inscrito em Restos a Pagar não Processados/Valor da Dotação atualizada para Gestão, Manutenção e Serviços de TIC) * 100 |
Meta | Inferior a 30% |
Origem dos Dados | Dactic |
Responsável pela coleta | Diretor(a) da Diese |
Responsável pela análise do indicador | Diretor(a) do Degov |
Regras e Diretrizes:
Para que o Processo de Planejamento Orçamentário seja efetivo é necessário que as seguintes regras e diretrizes sejam cumpridas:
As pessoas que irão compor qualquer Equipe de Planejamento da Contratação deverão ser alocadas para as atividades do processo de Planejamento da Contratação em, no mínimo, tempo parcial e suas atividades cotidianas deverão ser realocadas ou sofrer nova priorização pela chefia imediata durante o período de planejamento da contratação.