Imprimir esta página

Cinema e Direitos humanos das Comunidades ribeirinhas

cinema-direitos-humanos1

O projeto consiste em exibir filmes com temática dos direitos humanos para a população ribeirinha ao longo da Operação Justiça Rápida Itinerante, com palestra da magistrada da ação e abertura de espaço para um bate papo com a população ribeirinha para esclarecimentos acerca do assunto.

Durante o dia, enquanto acontece o atendimento no barco atracado nas localidades, a equipe da comunicação divulga as sessões junto aos moradores e monta o equipamento em local previamente acertado com os representantes da comunidade (associações, igrejas, escolas). A sessões sempre acontecem por volta das 18h ou 19h ou, no caso de comunidades onde havia aulas durante o dia, as sessões eram feitas no período letivo, em vários horários diferentes para que todas as turmas fossem atingidas).

O Poder Judiciário, em seu papel social, deve contribuir também com o esclarecimento das pessoas com relação aos seus direitos mais fundamentais, aos que dizem respeito à dignidade humana, por isso a utilização desta ferramenta de transformação ao propor uma atividade de exibição, acompanhada de palestra, integrada ao exitoso projeto da Justiça Rápida Itinerante, ações que por si só já representam acesso aos serviços jurisdicionais.

A atuação estratégica é focada na proposta de melhoria da qualidade de vida, na adoção de princípios e valorização da construção coletiva do conhecimento, na busca autônoma de informações; no desenvolvimento da reflexão crítica e na incorporação de soluções criativas e adequadas às realidades locais.

cinema-direitos-humanos2

A mostra amplia as reflexões sobre os Direitos Humanos por intermédio da sétima arte, oferecendo de maneira atrativa informações sobre os direitos fundamentais dos cidadãos e depois relacionar estas temáticas com palestras promovidas pela magistrada coordenadora da Operação Justiça Rápida Itinerante, obtendo com isso a promoção da Justiça por meio de mecanismos culturais, artísticos, que sejam atraentes e simples às comunidades.

Entre as temáticas trabalhadas no projeto, a violência doméstica (curta sobre a lei Maria da Penha), direitos da criança e adolescente, desdobrados em roteiros que abordassem o resgate de brincadeiras infantis, preconceito racial, dicotomia campo/cidade, a educação como direito entre outros aspectos.