Imprimir esta página

Justiça Restaurativa

 Justiça Restaurativa

Nos dois primeiros anos, informação, sensibilização e formação. O projeto de Justiça Restaurativa do 1º Juizado da Infância e da Juventude de Porto Velho foi cuidadosamente preparada até a implantação dessa modalidade, com a introdução do tema em eventos como nos I e II Congressos “O adolescente e socioeducação”, realizados em 2013 e 2014, além do investimento na formação de servidores.

Num segundo momento, o projeto foi à escola Jânio Quadros, no Bairro Mariana, Zona Leste de Porto Velho. Rodas de conversa para solucionar os conflitos escolares: ofensores e ofendidos encontram a solução dos problemas de modo dialogado. Esses estímulos foram promovidos pela equipe psicossocial do Juizado e por professores que também foram capacitados e já dão frutos positivos. Para a diretora do colégio, Sônia Figueira, além do comportamento dos alunos com os professores e entre si, que apresentou melhora, até mesmo o patrimônio da instituição está mais preservado desde que a escola aderiu ao projeto, com a redução significativa de depredações, pichações e vandalismo.

Isso foi possível graças à parceria do 1º Juizado da Infância e da Juventude, que firmou Termo de Cooperação com o Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação, para a implantação do projeto piloto “Justiça Restaurativa na Comunidade”.

Mais uma etapa do projeto está em andamento, com a disseminação da formação sobre Justiça Restaurativa para outras comarcas de Rondônia. Uma semente de paz plantada por todo o estado.

divisor 

clique para visualizar vídeo: "Institucional Justiça Restaurativa"

divisor 

clique para visualizar vídeo: "Motivacional Justiça Restaurativa"