Notícias do TJRO
 
26/05/2025 15:33

A foto colorida mostra casais lado a lado durante casamento comunitário. Foto foi tirada em quadra de esportes

O Poder Judiciário de Rondônia oficializou legalmente as uniões de 17 casais no último fim de semana em São Domingos do Guaporé, distrito de Costa Marques, distante cerca de 730 km da capital Porto Velho. O casamento comunitário aconteceu na quadra da Escola Estadual Darcy da Silveira, com a presença de familiares, amigos, autoridades do Judiciário e ministros religiosos.

Entre os noivos estava Eliequim Gonçalves, de 49 anos, servidor do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) há 26 anos. Ele atua no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), na linha de frente pela garantia de direitos da população, e aproveitou os serviços da Justiça Rápida Itinerante para reafirmar os laços de amor com a companheira Cristiany Justiniano Miranda, de 46 anos, com quem convive há 25 anos.

“Esse era o sonho da minha esposa e o meu também. Eu acredito que isso [a operação Justiça Rápida Itinerante] é entregar para o cidadão realmente a Justiça. Esse trabalho que o Tribunal faz, realmente chega até as pessoas”, comentou.

Concordando com a fala do esposo, Cristiany explicou: “Nós tínhamos feito planos para o casamento, mas veio a pandemia e acabamos adiando esse sonho. Agora veio a oportunidade e aproveitamos. Estou me sentindo feliz, muito realizada”.

A foto colorida mostra homem e mulher se olhando durante casamento comunitário em São Domingos

A alegria foi compartilhada por outro casal: Ella Quispe, de 38 anos, e Dinael Francisco de Castro, de 48, moradores de São Domingos. “Estamos juntos há 20 anos e essa noite significa um novo registro do nosso amor, da nossa história. É um sonho realizado”, comentou Ella.

Para o juiz Gustavo Lindner, que acompanhou a celebração, além do aspecto emocional, a cerimônia representa a efetivação jurídica das uniões. “Essa operação Justiça Rápida Itinerante abrangeu São Domingos e Costa Marques, sendo um total de 68 audiências realizadas durante a semana, das quais 17 foram conversões de união estável em casamento. É o Tribunal de Justiça com resoluções de demandas”, disse.

A foto colorida mostra casal abraçado durante casamento comunitário em São Domingos

O casamento comunitário é realizado pela Corregedoria-Geral da Justiça do TJRO, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), com apoio do Cejusc. A iniciativa gratuita à comunidade, integra os esforços do TJRO para garantir dignidade, inclusão e regularização documental aos rondonienses.

A colagem de seis fotos coloridas mostra casamento comunitário em São Domingos do Guaporé

Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria