Notícias do TJRO
 
19/03/2025 14:12

Fotografia mostra dispositivo de autoridades em auditório

O auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia ficou lotado nesta terça-feira, 18, para o lançamento da campanha "Declare Seu Amor 2025", projeto que busca fomentar a destinação de recursos para fundos da criança e adolescente e do idoso por meio da declaração do imposto de renda. Representantes de órgãos parceiros, prefeitos, secretários(as) de assistência social e outros(as) servidores(as) de diferentes municípios do Estado participaram da cerimônia conduzida pelo coordenador da Infância e Juventude do TJRO, desembargador Isaias Fonseca. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal do TJRO, no Youtube.

O lançamento da campanha coincide com o início do período de declaração do imposto de renda. É o momento em que todos os esforços são concentrados para sensibilizar os contribuintes sobre a possibilidade de transformar vidas por meio de um ato simples e sem custos, que é a escolha dos fundos municipais que ajudam a manter projetos sociais importantes no ato da declaração junto à Receita Federal.


A cerimônia teve a presença do delegado da Receita Federal do Brasil em Rondônia, Leonildo Camilo Rosa, que enalteceu o projeto. “Esse é um trabalho que a gente valoriza muito, pois esse tipo de iniciativa permite que um ato que é uma mera obrigação, o recolhimento de tributos imposta a todos, tenha, nesta campanha, a possibilidade de converter isso em um ato de solidariedade, dando a concretude ao fim da tributação, por que o cidadão pode testemunhar ali no seu entorno a aplicação desses recursos”, pontuou.

Representando o Poder Executivo municipal das 52 cidades de Rondônia, muitos deles presentes à cerimônia, o prefeito da Capital, Léo Moraes, parabenizou o Poder Judiciário pela iniciativa, que já completa 7 anos e mais de 8,5 milhões de reais destinados a projetos sociais do estado. “Essa constância junto com a cobrança vai nos levar a um outro patamar de assistência social”, disse.

Os(as) secretários(as) municipais de assistência social, principal público presente no evento foram orientados sobre a necessidade de criação de fundos, aqueles que ainda não possuem, e de credenciamento para a destinação dos recursos. Atualmente, 49, dos 52 municípios, já têm fundos cadastrados. 

Colagem de duas fotos mostrando público sentado no auditório
“Precisamos cada vez mais alavancar os trabalhos de defesa dos direitos das crianças e adolescentes neste estado e fico feliz de saber que Rondônia, através do TJRO, procura levar com responsabilidade esse trabalho”, declarou a presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Rondônia (Coegemas) e secretária de assistência social de Buritis, Saiorana Costa de Faria.

Ao anunciar a campanha deste ano, o desembargador Isaias Fonseca exibiu um vídeo institucional mostrando projetos atendidos no Estado e reforçou a importância de todos os municípios buscarem a regularização dos fundos para serem beneficiados. 

“Proporcionalmente, Rondônia é o Estado com mais municípios cadastrados, mas vamos nos empenhar para que os demais ainda não cadastrados também possam ser atendidos”, reforçou. O desembargador ainda explicou o procedimento para a destinação de recursos para os fundos.

Também compuseram o dispositivo de honra a presidente da Associação dos Magistrados de Rondônia, juíza Fabíola Inocêncio; Rosa Pontes, do Conselho Regional de Contabilidade; a presidente da OAB Rondônia em exercício, Vanessa Esber; o procurador de Justiça Marcelo Lima; a defensora pública Mayra Carvalho e o diretor da Escola do Legislativo de Rondônia, Welys Assis. As instituições reafirmaram parceria para garantir o sucesso da campanha.

 

Assessoria de Comunicação Institucional 



 

  • Compartilhar esta matéria