O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), por meio do grupo de trabalho que busca aprimorar os serviços de atendimento aos jurisdicionados e advogados no âmbito do 1º grau, realizou, na última terça-feira, 25 de fevereiro, uma reunião técnica com servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) e do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). O encontro teve como objetivo conhecer as boas práticas adotadas pelas instituições parceiras.
O trabalho desenvolvido pelas Centrais de Atendimento (CACs) exige constante aprimoramento, especialmente em colaboração com aqueles que utilizam os serviços, como a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia (OAB-RO), o Ministério Público de Rondônia (MPRO), a Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO). O principal foco, no entanto, é o jurisdicionado, ou seja, aquele que busca essas instituições para o auxílio em seus processos judiciais.
A procura por melhorias nos atendimentos está alinhada com o Plano de Gestão da Corregedoria Geral de Justiça do Estado de Rondônia (CGJ/RO) para o biênio 2024/2025 e Estratégia do PJRO 2021/2025.
Segundo a Secretaria Judiciária do Primeiro Grau (SJ1G), que participou da reunião, a moderna gestão pública tem o cidadão e a obtenção de resultados como pilares de trabalho. Para isso, adota estratégias como o incentivo à criatividade e inovação, promove mudanças com ênfase na descentralização e atua pela profissionalização dos processos de trabalho entre as instituições parceiras.
Presenças
Participaram da reunião os servidores Miguel Mota dos Santos - Diretor Executivo da Diretoria Negocial do PJe, Isabela Bezerra de Menezes - Coordenadora do Núcleo de Apoio Administrativo da Diretoria Negocial do PJe e Francisca Valéria Pires Teixeira - Coordenadora de Atendimento da Diretoria Estadual de Atendimento todos do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.
Sistema de Balcão Virtual
Um exemplo de melhorias já alcançadas é o projeto Balcão Virtual, em desenvolvimento com apoio da SJ1G e a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) para atender, gerenciar, controlar e monitorar os canais de atendimento presencial e virtual. O modelo de Balcão Virtual segue as boas práticas adotadas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Espera-se que essa iniciativa contribua de forma decisiva para modernizar e agilizar a prestação dos serviços, promovendo uma Justiça mais acessível e eficiente para toda a sociedade.
Assessoria de Comunicação Institucional