Iniciativa do Poder Judiciário de Rondônia por meio da Escola da Magistratura
O Poder Judiciário apresentou o projeto BemJud durante a Semana Nacional de Saúde. A iniciativa do Poder Judiciário de Rondônia, conduzida pela Escola da Magistratura (Emeron), com apoio de diversos setores instituição e até de colaboradores externos, aborda a crescente necessidade de aprimorar o cuidado com a saúde mental diante dos desafios contemporâneos e a importância de compreender as origens e os impactos do mal-estar no ambiente institucional.
O juiz Johnny Gustavo Clemes, vice-diretor da Escola da Magistratura (Emeron) conduziu a apresentação, compartilhando dados relevantes sobre a saúde mental e as diversas manifestações de desconforto no contexto profissional. O BemJud representa um esforço de todo o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) para promover o bem-estar psíquico e fomentar uma cultura organizacional mais saudável e livre de riscos psicossociais. O Judiciário implementou este programa, reconhecendo a centralidade da saúde mental no âmbito de trabalho, especialmente dentro do sistema judiciário.
Durante sua exposição, o magistrado apresentou dados sobre o adoecimento mental no período pós-pandemia, com ênfase nos casos de ansiedade e depressão, que figuram como as principais causas de afastamento laboral por motivos de saúde mental.
O BemJud tem como objetivos oferecer suporte e recursos para a proteção e melhoria da saúde mental de magistrados e servidores do TJRO, identificar e mitigar fatores de risco psicossociais presentes no ambiente de trabalho, fomentar uma cultura organizacional aberta ao diálogo sobre saúde mental, oferecer recursos e ferramentas como espaços de acolhimento e capacitação, reconhecer a importância do bem-estar dos profissionais do Judiciário. Além disso, o projeto busca dar fundamento para as ações institucionais em dados coletados sobre a saúde mental no TJRO e se aliar a parcerias com outras instituições da área da saúde.
Segundo explicou o vice-diretor da Emeron, o projeto reflete o compromisso do Tribunal de Justiça de Rondônia com a saúde integral de seus membros, visando um ambiente de trabalho mais humano e produtivo, que contribua para a qualidade dos serviços prestados à sociedade. A apresentação do projeto durante a Semana Nacional da Saúde evidencia sua importância. Além do juiz Johnny Gustavo Clemes, os psicólogos Cristiano de Paula e Iuna Sapia também apresentaram dados e relatos relacionados à temática da saúde mental.
Assista ao video sobre o BemJud
Assessoria de Comunicação Institucional