Para vincular um ou vários chamados às informações no sistema SIGA se faz necessário incluir um artigo do respectivo equipamento em cada chamado. O tratamento de problemas referentes à equipamentos atualmente se divide em 4 partes, exibidas abaixo:

Identificação

Todo equipamento deve ser identificado, antes mesmo de iniciar os procedimentos de manutenção. A identificação ou Qualificação é necessária pois nela se que constata se o equipamento está em garantia, e se há problemas recorrentes;

Diagnostico

Com base nas informações fornecidas pelo solicitante e após um estudo técnico no respectivo equipamento, se torna possível o diagnóstico do problema reclamado. Nesta faze, o técnico especializado adiciona informações ao chamado que atestam o problema reclamado pelo solicitante. Durante a faze de diagnostico podem ser constatados outros problemas que não foram relatados pelo soliciante, sendo necessário pontuá-los no Artigo de Diagnóstico e posteriormente abrir novos chamados associados.

Solução

Nesta fase será aplicada uma solução para o problema reclamado. Em alguns casos, como troca de peças de equipamentos que ainda estão em garantia, esta solução não se encontra ao alcance do técnico especializado, já que necessita acionar a assistência técnica terceirizada.

Entrega

E a fase de conclusão do chamado. Nela o atendente comunica o solicitante sobre os procedimentos realizados e a destinação do equipamento, se o mesmo foi devolvido ao local de origem ou etiquetado para baixa.
 

Qualificando Equipamento de Informática


Sempre que o solicitante mencionar algum problema que seja relacionado a equipamentos de informática, se faz necessária a identificação de tal equipamento. Para isso, o atendente de primeiro nível deverá seguir os passos abaixo:
  1. Entrar em contato com o usuário e perguntar o número de tombamento do equipamento assim como pedir que usuário descreva com suas palavras qual problema está ocorrendo com o referido equipamento;
  2. Acessar o sistema SIGA e consultar o bem pelo seu número de tombamento;
  3. Copiar as informações do bem;
  4. Incluir uma nota no chamado, com o Assunto "Qualificação" e no corpo do texto incluir um título no Formato Título 1 com o texto "Informações do SIGA", em seguida clique no ícone  do editor de textos do PorAqui par adicionar uma linha horizontal, depois cole as informações copiadas do SIGA;
A próxima etapa é consultar se o problema relatado é reincidente. Para isto, siga os passos:
  1. Copie os números significativos do tombo do equipamento, ex: Para o tombo TJRO005987, copie apenas os dígitos 5987;
  2. Clique no ícone de lupa do PorAqui para pesquisar chamados;
  3. Cole o valor selecionado no campo "Texto completo";
Todos os chamados já qualificados, referentes ao respectivo equipamento serão exibidos. Associe ao chamado principal, aqueles que forem referentes ao mesmo equipamento. Caso não encontre nenhum, apenas registre a nota informando que não foram encontrados chamados anteriores.