1. Verificar se o certificado está conectado e funcionando corretamente.
2 . Verificar se o Certificado está válido. No site da Receita Federal no canto superior direito da página na guia Atendimento ao e-CAC 
Siga o procedimento deste FAQ #1000159:

2. 1. Acesse o Site da Receita Federal  selecione Atendimento Virtaul (eCAC)



2.2. Clique em Acessar



2.3. Com o TOKEN plugado no USB, clique em Certificado Digital



2.4 . Ao clicar no botão, será solicitado o Pin do dispositivo criptográfico e acessará a página, confirmando o correto funcionamento do dispositivo. Caso o mesmo não esteja corretamente configurado será informado que ocorreu um erro.Após a constatação que está funcionando corretamente, acessar novamente o portal do PJe.

3. Verificar a autoridade certificadora




3.1 Envie para o suporte@tjro.jus.br para que seja consultado se a autoridade está cadastrada no banco de certificados válidos

4. A descrição do erro nr. 4 somente poderá ser diagnosticada pela equipe técnica do PJe