A perda de audiência ocorre quando o conteúdo desta não pode ser recuperado, seja por ter sido gravada com ruído muito alto ou sem áudio, ou mesmo quando ocorre a inconsistência de arquivo. Nestes casos, o suporte técnico da Kenta Informática não tem mais nada a fazer a não ser informar o solicitante sobre a perda. 
Para evitar ou reduzir ao máximo a quantidade de gravações perdidas, o sistema foi projetado para gravar a audiência dividindo a gravação por etapas. Assim, o Secretário conta com as funcionalidades de retorno da gravação, como o player de vídeo, osciloscópio e os indicadores de volume. Abaixo são apresentadas as etapas da gravação.


 

O processo de gravação de audiências é composto por três etapas, sendo elas a importação, gravação e publicação. Para que se tenha a garantia da integridade da audiência, é necessário cumprir estas três etapas, conforme descrita na figura 2.

A publicação da audiência deve ser feita até cinco dias após o encerramento da mesma, para evitar que o arquivo seja perdido. Caso ocorra a perda de audiência gravada, esta deverá ser gravada novamente ou realizada de forma tradicional, ou seja, em sua forma escrita.