Este manual apresenta detalhes de como instalar, configurar e utilizar as novas funcionalidades trazidas pela extensão de navegador “SEI++” para Firefox e Chrome.
Com ele, é possível acessar uma série de novas possibilidades que facilitam a utilização do SEI.
Informações complementares podem ser obtidas na página a seguir: https://jonatasrs.github.io/sei/
Acessar Chrome Web Store e clicar no botão
Acessar Firefox Add-ons e clicar no botão
Para confirmar se o complemento foi instalado corretamente, basta verificar se ao lado do ícone do SEI aparece o símbolo “++”, conforme figura abaixo:
Uma vez que a extensão SEI++ está instalada no navegador Firefox ou Chrome, com o usuário logado no SEI, é possível habilitar suas funcionalidades acessando o ícone de “Configurações do Sistema”:
Na tela aberta, o usuário deve selecionar as funcionalidade que deseja habilitar e ao final da tela clicar no botão “Salvar configurações”:
Esta funcionalidade inclui na tela de Controle de Processo a coluna “Prazo”, e realiza o controle do prazo de atendimento. Para tanto, deve ser atribuído um marcador sobre o processo, cujo texto deve ser iniciado com o termo “ATE”, imediatamente seguido de uma data no formato “dd/mm/aaaa”, conforme procedimento abaixo:
b) Clique em novo:
c) Escolha uma cor de ícone e defina um nome para o marcador:
d) Digite a data limite para a contagem do prazo, antecedida da palavra “ATE”, conforme exemplo abaixo (pode ser adicionado outro texto após a data, somente certifique-se de que o bloco formado pela palavra ATE e a data estejam no início do texto):
O controle do Prazo é feito de forma similar à funcionalidade Retorno Programado, contando de forma regressiva a quantidade de dias até a data indicada. No dia exato (27/10/2017, no exemplo acima) , a linha correspondente ao processo ficará com a cor de fundo destacada, sinalizando o dia de vencimento do prazo, e depois da data indicada fica com fundo próprio indicado o prazo vencido, e inicia a contagem negativa da quantidade de dias após o vencimento.
Com a instalação do complemento SEI++, todas as colunas da tela de controle de processo (inclusive as adicionadas pela extensão) passam a ser ordenáveis, bastando clicar sobre seu título para que sejam ordenadas com base na informação da respectiva coluna.
Inclui a coluna denominada “Dias”, na tela de controle de processos, efetuando a contagem de dias passados em relação a uma determinada data, definida com a atribuição de um marcador sobre o processo, cujo texto deve iniciar com uma data no formato “dd/mm/aaaa”, conforme abaixo:
A inserção do marcador deve ser efetuada conforme demonstrado no item 5.1, mas no caso da contagem de dias, não deve conter a palavra “ATE”.
Esta funcionalidade faz com que o complemento verifique a existência de bloco de assinatura, ao carregar a tela inicial do SEI. Ao ativá-la, cada vez que a tela for carregada, o sistema verificará a existência de blocos de assinatura, e, caso existam, modifica a cor de fundo item “Blocos de Assinatura”, no menu Lateral do SEI, conforme figura abaixo. Além disso, a extensão mostra ícones de acordo com o tipo de bloco existente, conforme legenda abaixo:
Com a funcionalidade “Menu do sistema suspenso” o menu inicial, que usualmente fica na lateral esquerda da tela no SEI, torna-se oculto. Dessa forma, o espaço antes ocupado pelo menu é liberado, ampliando o espaço para visualização de processos e documentos.
Para acessar o menu com a extensão ativada o usuário deve clicar no ícone do SEI na lateral esquerda, e não mais na palavra “Menu” na Barra de Ferramentas, como pode-se ver a seguir:
Exibe informações básicas do interessado e do processo, logo abaixo da árvore de documentos.
Esta funcionalidade faz com que o botão “Incluir documento”, que originalmente só é disponibilizado ao selecionar o processo na árvore de documentos, passe a ser disponibilizado em todas as telas, o que facilita a inclusão de novos documentos no processo.
Permite que se faça um filtro, mostrando, na tela de controle de processos, somente os processos atribuídos a um determinado usuário ou não atribuídos.
Esta funcionalidade cria um pequeno ícone ao lado de cada documento, que ao ser clicado, copia para a área de transferência o nome do documento e seu número, em formato de link SEI.
Esta funcionalidade foi implementada para uso na Anatel. Sua finalidade é preencher automaticamente o texto padrão do andamento do processo, nos casos em que queremos o envio de correspondência via protocolo da sede.