1. Introdução sobre a Extensão SEI++

Este manual apresenta detalhes de como instalar, configurar e utilizar as novas funcionalidades trazidas pela extensão de navegador “SEI++” para Firefox e Chrome.

 

Com ele, é possível acessar uma série de novas possibilidades que facilitam a utilização do SEI.

 

Informações complementares podem ser obtidas na página a seguir: https://jonatasrs.github.io/sei/

2. Instalando a Extensão SEI++

2.1. Chrome

Acessar Chrome Web Store e clicar no botão

2.2. Firefox

Acessar Firefox Add-ons e clicar no botão

2.3. Verificar a Instalação

Para confirmar se o complemento foi instalado corretamente, basta verificar se ao lado do ícone do SEI aparece o símbolo “++”, conforme figura abaixo:

3. Configurações do SEI++

Uma vez que a extensão SEI++ está instalada no navegador Firefox ou Chrome, com o usuário logado no SEI, é possível habilitar suas funcionalidades acessando o ícone de “Configurações do Sistema”:

 

Na tela aberta, o  usuário  deve  selecionar  as funcionalidade que deseja habilitar e ao final da tela clicar no botão “Salvar configurações”:

4. Descrição das Funcionalidades do SEI++

 

5. Descrição Detalhada das Funcionalidades

5.1. Prazo de Atendimento

Esta funcionalidade inclui na tela de Controle de Processo a coluna “Prazo”, e realiza o controle do prazo de atendimento. Para tanto, deve  ser atribuído um marcador sobre o processo, cujo texto deve ser iniciado com o termo “ATE”, imediatamente seguido  de uma data no formato “dd/mm/aaaa”, conforme procedimento abaixo:

 

  1. Clique em gerenciar Marcador:

b) Clique em novo:

c) Escolha uma cor de ícone e defina um nome para o marcador:

d) Digite a data limite para a contagem do prazo, antecedida da palavra “ATE”, conforme exemplo abaixo (pode ser adicionado outro texto após a data, somente certifique-se de que o bloco formado pela palavra ATE e a data estejam no início do texto):

 

O controle do Prazo é feito de forma similar à funcionalidade Retorno Programado, contando de forma regressiva a quantidade de dias até a data indicada.  No dia exato (27/10/2017, no exemplo acima) , a linha correspondente ao processo  ficará com a cor de fundo destacada, sinalizando o dia de vencimento do prazo, e depois da data indicada fica com fundo próprio indicado o prazo vencido,  e inicia a contagem negativa da quantidade de dias após o vencimento.

 

Com a instalação do complemento SEI++, todas as colunas da tela de controle de processo (inclusive as adicionadas pela extensão) passam a ser ordenáveis, bastando clicar sobre seu título para que sejam ordenadas com base na informação da respectiva coluna.

5.2. Quantidade de Dias

Inclui a coluna denominada “Dias”, na tela de controle de processos, efetuando a contagem de dias passados em relação a uma determinada data, definida com a atribuição de um marcador sobre o processo, cujo texto deve iniciar com uma data no formato “dd/mm/aaaa”, conforme abaixo:

 

A inserção do marcador deve ser efetuada conforme demonstrado no item 5.1, mas no caso da contagem de dias, não deve conter a palavra “ATE”.

 

5.3. Checagem de blocos de assinatura

 

Esta funcionalidade faz com que o complemento verifique a existência de bloco de assinatura, ao carregar a tela inicial do SEI. Ao ativá-la, cada vez que a tela for carregada, o sistema verificará a existência de blocos de assinatura, e, caso existam, modifica a cor de fundo item “Blocos de Assinatura”, no menu Lateral do SEI, conforme figura abaixo. Além disso, a extensão mostra ícones de acordo com o tipo de bloco existente, conforme legenda abaixo:

 

  1. ícone vermelho: Blocos disponibilizados para a minha área;
  2. ícone azul: Blocos disponibilizados pela minha área;
  3. ícone amarelo: Blocos abertos na unidade;
  4. ícone verde: Blocos retornados para a unidade.

 

 

 

 

5.4. Menu do sistema suspenso

 

Com a funcionalidade “Menu do sistema suspenso” o menu inicial, que usualmente fica na lateral esquerda da tela no SEI, torna-se oculto. Dessa forma, o espaço antes ocupado pelo menu é liberado, ampliando o espaço para visualização de processos e documentos.

 

Para acessar o menu com a extensão ativada o usuário deve clicar no ícone do SEI na lateral esquerda, e não mais na palavra “Menu” na Barra de Ferramentas, como pode-se ver a seguir:

 

5.5. Exibir informações do interessado

Exibe informações básicas do interessado e do processo, logo abaixo da árvore de documentos.

5.6. Exibir atalho para novo documento

Esta funcionalidade faz com que o botão “Incluir documento”, que originalmente só é disponibilizado ao selecionar o processo na árvore de documentos, passe a ser disponibilizado em todas as telas, o que facilita a inclusão de novos documentos no processo.

 

5.7. Filtrar os processos por atribuição ou não atribuídos

Permite que se faça um filtro, mostrando, na tela de controle de processos, somente os processos atribuídos a um determinado usuário ou não atribuídos.

5.8. Filtrar processos por informação dos blocos

 

5.9. Filtrar processos pela pesquisa de informações. Utiliza campo de

pesquisa na barra superior

 

5.10. Permite copiar o número do processo e o número do documento (no formato de link do SEI)

Esta funcionalidade cria um pequeno ícone ao lado de cada documento, que ao ser clicado, copia para a área de transferência o nome do documento e seu número, em formato de link SEI.

 

5.11. Retirar Sobrestamento ou Reabrir vários processos em blocos (Interno, Reunião ou Assinatura)

 

5.12. Mostrar conteúdo da anotação do processo na na árvore de processo.

5.13. Ferramenta de auto preenchimento do andamento do processo ao enviar Correspondência

Esta funcionalidade foi implementada para uso na Anatel. Sua finalidade é preencher automaticamente o texto padrão do andamento do processo, nos casos em que queremos o envio de correspondência via protocolo da sede.

 

5.14. Ponto de Controle em Cores (Somente para a Anatel)

 

5.15. Clique menos (Facilidade Experimental)