Pré-requisitos
Recomendamos o uso do navegador Google Chrome atualizado e apenas "um" Java instalado e atualizado na máquina.
1 - Windows 10 ou superior 100% atualizado inclusive com as atualizações opcionais;
2 - Java mais recente instalado no sistema.
3 - Certificado digital A3 valido na cadeia ICP-Brasil.
https://www.gov.br/iti/pt-br/assuntos/repositorio/cadeias-da-icp-brasil
4 - Driver para o certificado digital instalado no sistema. (Safenet até a versão 10.0)
https://repositorio.serpro.gov.br/drivers/safenet/windows/sac-10.5/SafenetAuthenticationClient_v10.5.zip
Adicionar o PJe na Lista de Exceções de segurança do Java
Para evitar erros na utilização do PJe é recomendado incluir o site do PJe na lista de exceção do java.
1- Clique no botão iniciar do Windows , digite java e escolha “Configurar Java” no resultado da pesquisa.
2- Ao abrir o painel de controle Java, vá na aba “Segurança”, clique no botão "Editar Lista de Sites" e adicione o endereço dos sites do PJe listados abaixo, conforme ilustrado na figura.
Instalação e configuração do PJe Office
1- Acesse a página de login do PJe e clique no link “clique aqui”.
https://pjepg.tjro.jus.br/
2- Em seguida, clique no link indicado compatível com o sistema operacional de seu equipamento para executar o instalador correto.
3- Aguarde a download do aplicativo em seguida execute o instalador...
4- Após instalação, selecione a seta do arquivo baixado e clique em “Abrir”.
5- Para autorizar as permissões, marque a caixa de seleção ☑ e clique em “Executar”.
6 - Permita o acesso do Java(TM) Web Launcher clicando em "Permitir acesso".
7- A mensagem indicando que o aplicativo de assinatura foi instalado com sucesso será exibida clique em concluir.
Configuração do PJe Office
8- Após concluir a instalação, o assinador será executado e o seu ícone será exibido na área de notificação (ao lado do relógio do windows).
ou
9- Como o aplicativo será utilizado pela primeira vez, configure-o clicando com o botão direito do mouse no icone do Pje-Office;
Clique no botão “Configuração de Certificado” para realizar as configurações necessárias:
Selecione a aba Avançado:
10- Em Lista de certificados, selecione o certificado digital “que aparece seu nome e nome da certificadora ao lado” e clique em “Concluir ”.
Selecione o Provider "MSCAPI".
MSCAPI: Automatiza o login após o primeiro acesso do dia no PJE.
PKCS11: Solicita-ra a senha do token em todas as tentativas de sincronização com o token.
11- Após a instalação retorne à página do PJE, e clique no botão “Certificado digital”.
Obs: É importante atualizar a página ou abrir e fechar o navegador após a instalação do PJe Office.
12- Será solicitada a senha PIN da assinatura digital – por meio de uma caixa de diálogo similar a ilustrada a seguir.
13- Se ocorrer tudo certo, o acesso ao PJE utilizando o aplicativo PJE-Office será realizado normalmente.
Desinstalação - Assinador Pje-Office
Se o erro persistir mesmo após todos esses procedimentos, o aplicativo assinador PJE- Office deve ser desinstalado.
1- Efetuar a desinstalação do aplicativo Pje-Office pelo Painel de Controle, conforme tela abaixo:
2- Clique no botão iniciar do Windows na barra de pesquisa, digite java e escolha “Configurar Java”.
Ao abrir o painel de controle Java, vá na aba “Geral” e clique no botão “Exibir...”.
3- Selecione a aplicação “Pje-Office” e clique no botão “❌”.
4- Na opção do menu “Mostrar:”, selecione “Aplicativos Excluídos”.
5- Selecione novamente o aplicativo “TjroOffice” e clique no botão “❌”.
6- Verifique se o ícone do aplicativo ainda está ativo na barra de tarefas. Nesse caso, clique com o botão direito na caneta e selecione a opção “Sair”.
7- Reinicie a máquina e refaça todos os passos de verificação descritos nesse documento e após verificado que esta corretamente sincronizado tente o acesso ao PJE.
https://pjepg.tjro.jus.br/login.seam