Tjro_centro_doc_historica

Este site possui recursos de acessibilidade para web visando à inclusão e autonomia de todas as pessoas.

Centro de Documentação Histórica

Atendimento ao Público: Aberto de segunda a sexta-feira das 08h as 13h e das 16h as 18h

O CDH tem como objetivo geral o resgate e conservação da história do Poder Judiciário do Estado de Rondônia, por meio da guarda e manutenção de documentos que traduzam o pensamento seus integrantes, bem como registrem sua atuação, de desde sua criação.

O CDH visa, ainda, à obtenção de meios para o conhecimento do passado e a evolução do judiciário rondoniense, por intermédio da investigação das influências recíprocas das ações e decisões dos seus integrantes, assim como o ambiente social de cada época.

Primeiros Desembargadores
Acervo

O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, possui acervo de documentos históricos desde o ano de 1999, vinculado à Secretaria Administrativa da Instituição. Os documentos do acervo histórico, denominado Centro de Documentação Histórica do TJRO, são datados a partir do ano de 1912, quando da criação da Comarca de Santo Antonio do Rio Madeira, de documentos desde 1914, da Comarca de Porto Velho que pertencia ao Estado do Amazonas e da Comarca de Guajará Mirim que também pertencia ao Estado do Mato Grosso, criada em 1929, e que com a desativação da Comarca de Santo Antonio, herdou toda a documentação. Essas comarcas e território geográfico mais tarde em 1943 passaram a pertencer ao território Federal de Rondônia e em 1982, ao Estado de Rondônia. Esse acervo foi organizado com a documentação recuperada encontrada e já selecionada pelo tempo.

O acervo possui, portanto, documentos a partir de 1912 e até o ano de 1969 esta catalogada, sistematizada, higienizada e disponibilizada para consulta a pesquisadores no espaço do centro de pesquisa. Os documentos de 1970 em diante estão sendo trabalhados, porém já se encontram organizados e possíveis de serem consultados

Poder Judiciário de Rondônia

Poder Judiciário do Estado de Rondônia
Horário de Funcionamento:
(Segunda a Sexta-feira)
Público Geral: 7h às 14h | Plantão Judicial: 14h às 7h | Atendimento Virtual: 7h às 14h

Telefone (69) 3309-6237 (clique aqui) | E-mail: presidencia@tjro.jus.br
Sede - Rua José Camacho, nº 585 - Bairro Olaria
Cep 76801-330 - Porto Velho, Rondônia