Imprimir esta página

Artigo "O judiciário de Rondônia"

O ano de 1982 é para a justiça de Rondônia um marco de grande importância. Esse foi o ano em que se criou o Poder Judiciário do Estado também criado naquele ano. Em que pese as nossas observações com relação a falta de importância de datas precisas para o entendimento de aos processos políticos, econômicos ou sociais, lembramos da importância delas para que possamos pensar sobre os fatos.

O grande evento do ano de 1982 foi a transformação do Território Federal de Rondônia em Estado. Assim, também toda a estrutura é transformada, transformando-se a justiça dos territórios federais em Poder Judiciário de Rondônia. Quanto a essa nossa afirmação vamos estar discutindo mais adiante, tomando por base o material humano.

Conforme trabalho já realizado de levantamento documental a presença da justiça na região é registrada desde o ano de 1912 com as atividades judiciais sendo iniciadas pela instalação da Comarca de Santo Antonio do Rio Madeira no dia 08 de agosto.

Memória Judiciária (Menezes, 1999), trabalho já publicado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia realizou um inventário das atividades judiciárias na região que hoje compõe o Estado, registrando o trabalho desenvolvido nas cidades de Santo Antonio do Rio Madeira, Guajará-Mirim e Porto Velho, acompanhando os processos políticos, econômicos e sociais pelos quais passou a região, relacionando ainda os nomes que passaram por este processo.

Nesse trabalho vamos primar por uma leitura mais direcionada para a criação do Poder Judiciário do Estado de Rondônia focando especificamente os anos de 1982/1992.

Esse evento o da criação do Poder Judiciário está vinculado à criação do Estado, estando também relacionado aos processos anteriores.