Elevação de entrância

Este site possui recursos de acessibilidade para web visando à inclusão e autonomia de todas as pessoas.

Atividades do Biênio 2022-2023

CONSULTA PÚBLICA - ORÇAMENTO 2025

Consulta Processual

Processos Eletrônicos



Jurisprudência

Informe o assunto a pesquisar


Cálculo Processual

(Não deve ser utilizado para os cálculos de precatórios)

Calcular Juros
Acesso Rápido
AVISOS
Comunico aos Excelentíssimos Desembargadores que compõem a e. Câmara, ao Representante do Ministério Público do Estado de Rondônia, senhores advogados, senhoras advogadas, e aos demais interessados e interessadas que a…

Leia mais...

A Secretaria Judiciária do 2º Grau – SJ2G do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia – TJRO comunica aos/às Advogados/Advogadas, Procuradores/Procuradoras, Membros/Membras do Ministério Público, Defensores/Defensoras, às partes e…

Leia mais...

O desembargador Raduan Miguel Filho, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia comunicou aos desembargadores, membros(as) do Ministério Público do Estado de Rondônia, Defensoria Pública do Estado de…

Leia mais...

A Secretaria Judiciária do 2º Grau – SJ2G do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia – TJRO comunica aos/às Advogados/Advogadas, Procuradores/Procuradoras,  Membros/Membras do Ministério Público, Defensores/Defensoras, às partes e…

Leia mais...

COMUNICADO O Excelentíssimo Desembargador Isaias Fonseca Moraes, Presidente da 2a Câmara Cível deste e. Tribunal, no uso de suas atribuições legais, comunica aos representantes do Ministério Público do Estado de…

Leia mais...

presidenteTJaqs

Uma comissão, formada por juízes, procuradores e promotores de justiça, defensores públicos, advogados, deputados estadual e federal, esteve presente, nesta sexta-feira, 17 de agosto de 2012, na sede do Poder Judiciário Estadual, para entregar ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, desembargador Roosevelt Queiroz Costa, um requerimento propondo a elevação da comarca de Ariquemes (RO) de segunda para terceira entrância.

O pedido foi baseado em dados estatísticos que constataram mais de 20.000 habitantes para cada juiz titular, uma demanda densa para poucos magistrados que torna a prestação jurisdicional mais lenta e dificultosa. De acordo com a comissão, aproximadamente 15.000 feitos (cíveis, criminais, juizado da infância e juventude e juizados especiais) tramitam na comarca.

Ainda segundo a comissão, a comarca de Ariquemes (RO) atende a cinco municípios da região, tendo uma abrangência de mais de 16.500 Km², a maior do estado de Rondônia, além de possuir também uma densidade demográfica de aproximadamente 144.000 habitantes, conforme dados do IBGE. "Entendemos que, além de preencher todos os requisitos necessários para elevação da comarca, isso certamente trará avanços para todo o sistema de justiça do estado de forma a melhor atender toda a população da região", destacou a comissão.

O presidente do TJRO comprometeu-se a fazer um estudo analítico do pedido, observando os critérios exigidos em lei e sobretudo as limitações financeiras do Poder Judiciário. "Sabemos da necessidade, porém esbarramos na questão orçamentária que, na maioria das vezes, impede a expansão do Judiciário conforme o seu crescimento demográfico. Temos ciência que, além da melhoria na qualidade dos serviços prestados, a elevação e as instalações atingirão diretamente o jurisdicionado", frisou.

Assessoria de Comunicação Institucional

Poder Judiciário de Rondônia

Poder Judiciário do Estado de Rondônia
Horário de Funcionamento:
(Segunda a Sexta-feira)
Público Geral: 7h às 14h | Plantão Judicial: 14h às 7h | Atendimento Virtual: 7h às 14h

Telefone (69) 3309-6237 (clique aqui) | E-mail: presidencia@tjro.jus.br
Sede - Rua José Camacho, nº 585 - Bairro Olaria
Cep 76801-330 - Porto Velho, Rondônia