22 Visualizações

TJRO investe no desenvolvimento de servidores com oficinas de identificação de necessidades de capacitação

Através de oficinas de identificação e validação de necessidades de capacitação, o TJRO busca alinhar as competências de seu quadro funcional com os desafios e as demandas do Poder Judiciário contemporâneo.

22/04/2025 06:52

A Secretaria de Gestão de Pessoas, por meio da Divisão de Acompanhamento e Desenvolvimento de Carreiras (Diadec), promove durante o mês de abril uma importante iniciativa para impulsionar o desenvolvimento profissional de seus(suas) servidores(as). Através de oficinas de identificação e validação de necessidades de capacitação, o TJRO busca alinhar as competências de seu quadro funcional com os desafios e as demandas do Poder Judiciário contemporâneo.


Segundo a diretora da Divisão de Acompanhamento e Desenvolvimento de Carreiras (Diadec) do TJRO, Daniely Amadio, com as oficinas as equipes buscam realizar um diagnóstico preciso das necessidades de desenvolvimento de competências, utilizando uma metodologia abrangente que envolve diversas etapas.


O processo de diagnóstico das necessidades de capacitação no TJRO é estruturado em diversas fases. Isso é uma garantia de uma análise completa e da participação de diferentes setores do Tribunal. A análise do desempenho dos(as) servidores(as), baseada em competências específicas, oferece um panorama inicial das áreas que podem demandar maior atenção em termos de capacitação. Desta forma, o TJRO busca ativamente a contribuição de suas diversas unidades para identificar tanto as competências já estabelecidas quanto aquelas que se tornam cada vez mais relevantes no cenário atual. 


A partir de um levantamento inicial das necessidades, o TJRO estabelece prioridades para otimizar os recursos e focar nas áreas de maior impacto para a instituição. As próprias unidades do TJRO são convidadas a identificar e formalizar suas demandas de capacitação, garantindo que as necessidades específicas de cada setor sejam consideradas.  A partir daí ocorre a oficina de validação das propostas levantadas pelas unidades, que passam por um processo de validação em oficinas específicas. Nessas oficinas, as demandas são analisadas à luz do programa de gestão por competências do TJRO, assegurando o alinhamento estratégico das ações de desenvolvimento.


As necessidades identificadas são então agrupadas por similaridade e especificidade, considerando também a participação em eventos externos relevantes para o desenvolvimento profissional. Com base no diagnóstico validado, o TJRO encaminha à Emeron para composição do plano anual de capacitação o qual é submetido para priorização em conjunto com a Presidência e Corregedoria.


A etapa final do processo é a aprovação do plano anual de capacitação, que guiará as iniciativas de desenvolvimento de servidores(as) do TJRO.


Para este ano, tendo em vista que diversas capacitações requeridas pelas unidades no diagnóstico do ano anterior não puderam ser atendidas neste exercício, serão reavaliadas e priorizadas para o ano de  2026.



Assessoria de Comunicação Institucional