O Tribunal de Justiça de Rondônia promove uma ação interna de reforço à segurança digital para prevenir possível vazamento de credenciais de usuários. O alerta foi emitido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que as senhas possivelmente afetadas sejam imediatamente redefinidas em todos os sistemas do Judiciário e que os dispositivos dos usuários envolvidos sejam verificados para remoção de malwares.
Como medida preventiva, o Comitê Gestor de Segurança da Informação Multidisciplinar orienta todos(as) os(as) magistrados(as), servidores(as), estagiários(as) e colaboradores(as) a adotarem práticas seguras no uso de suas credenciais institucionais.
Entre as principais recomendações estão: trocar senhas utilizadas com e-mail ou matrícula institucional em outros sistemas (como CNJ, sindicatos ou associações), evitar usar o e-mail corporativo para fins pessoais, manter senhas fortes e atualizadas, não compartilhá-las com terceiros e não reutilizá-las em diferentes plataformas. O uso de autenticação em dois fatores (2FA) também é altamente recomendado.
Outros cuidados importantes incluem não armazenar senhas em navegadores, evitar clicar em links de origem duvidosa e manter antivírus e sistemas operacionais sempre atualizados. Mensagens suspeitas devem ser marcadas como spam ou phishing, conforme o caso.
De acordo com a recomendação do Comitê, a colaboração de todos(as) é essencial para garantir um ambiente digital mais seguro. Em caso de dúvidas ou necessidade de orientação, entrar em contato com o Grupo Gestor Permanente de Tratamento e Resposta a Incidentes de Segurança Cibernética (GPTIR/STIC) pelo e-mail: gptir@tjro.jus.br.
Comunicação Interna