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Diadec divulga dicas de Gestão de Pessoas

Artigo traz recomendações sobre trabalho no período de isolamento social

16/04/2020 06:46

Estamos vivendo em um momento de grandes mudanças, provocadas pela pandemia, acabando por exigir de cada um de nós a readequação comportamental à nova rotina diária.  Além das medidas de prevenção na área da saúde, para podermos reduzir ao máximo a circulação do vírus COVID-19, faz-se necessário a criação de novas rotinas organizacionais para a continuidade da prestação jurisdicional, de maneira célere e eficaz.


Diante desse cenário de repentina mudança é imprescindível a redefinição de práticas de trabalho e a associação de competências de gestão de pessoas adequadas à nova realidade, com os devidos ajustes comportamentais, individuais e de equipe, para administrar o capital humano nas organizações, com vistas aos valores institucionais.


Portanto, a (re)definição de metas para que sejam desafiadoras, porém exequíveis, e o direcionamento estratégico na superação de fatores críticos ao desenvolvimento podem significar meios assertivos na superação deste difícil momento social. Assim, a adoção de algumas medidas pelos gestores pode ser útil ao processo adaptativo imposto às relações de trabalho.

1. Planejamento estratégico – as alterações provocadas exigem estratégias claras e bem definidas. Transmita para a equipe as suas expectativas e forneça Feedback. A contribuição dos membros da equipe só ocorrerá de forma satisfatória se todos compreenderem a demanda;


2. Estabeleça comunicação diária com as pessoas da equipe - o desenvolvimento da capacidade de liderar está associado ao conhecimento da equipe e ao grau de percepção das motivações individuais. Cada pessoa responde de maneira diferente as mudanças. Importante ficar atento às potencialidades e dificuldades de cada pessoa quanto ao desempenho da função;


3. O home office é uma modalidade de trabalho que exige algumas medidas para o desempenho eficaz - portanto, mantenha uma rotina de horários e destine um espaço da casa para as atividades do trabalho. Essa postura pode ser benéfica ao desempenho laboral e ajudará os membros da família a compreenderem suas responsabilidades laborais;


4. Fique atento as suas emoções/pensamentos – a consciência de si mesmo é uma habilidade básica que nos permite controlar nossos sentimentos e adaptá-los aos momentos.

  
Os cuidados com as pessoas e com a boa adaptação ao momento que estamos atravessando devem ser considerados na sua integridade e amplitude. As questões de saúde, relacionadas ao bem maior que é a vida, e as afetas ao trabalho, pela responsabilidade social deste PJRO, devem estar materializadas no fazer diário de servidores e magistrados, com satisfação e motivação ao trabalho.  

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