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Diadec: Dicas de Gestão de Pessoas

A comunicação nas organizações

17/04/2020 08:26


O processo de comunicação nas corporações ganha especial importância quando tratamos de desenvolvimento de líderes/gestores e suas interfaces com a qualidade das relações estabelecidas nas unidades de trabalho. A habilidade da linguagem e comunicação exercem fortes capacidades de compreensão das necessidades dos que nos rodeiam, convertendo-se em condição ímpar na melhoria da qualidade da convivência.


Todavia, quando a nossa comunicação é desprovida de conscientização e passa a ter uma forma automatizada e reativa, existe uma maior probabilidade das nossas relações pautarem-se pela desconfiança, indiferença e apatia. Perdemos a capacidade de nos expressarmos com clareza, confiança e respeitabilidade.

Aos líderes/gestores o processo de comunicação vai muito além das atribuições inerentes à função. O desenvolvimento da capacidade de liderar está associado ao conhecimento da equipe e ao grau de percepção das motivações individuais. Tal relação coaduna-se com a proposta de desenvolvimento de equipes e das competências comunicacionais em suas diversas expressões: escrita, verbal e corporal.


No livro intitulado a Pragmática da Comunicação Humana, Watzlawick (1967)  afirma que todo comportamento é comunicação. Neste aspecto a psicologia nos ensina que até mesmo o silêncio é uma manifestação comportamental e, assim sendo, passível de interpretação. Tão importante quanto à preocupação com a boa expressão, de maneira cordial e respeitosa, a arte de saber ouvir, de maneira atenta e enfática, deve fazer parte das habilidades do líder/gestor.


O termo escuta ativa significa um processo de comunicação entre o interlocutor e o ouvinte, onde este manifesta interesse genuíno na forma e no conteúdo expressado. Trata-se de um momento ímpar na compreensão do cenário em foco, nos aspectos objetivos e/ou subjetivos, individuais e/ou coletivos das relações humanas. Portanto é de máximo interesse dos líderes/gestores o desenvolvimento da escuta atenta e a criação de ambiência favorável ao encorajamento daqueles que desejam contribuir externando percepções, sentimentos, necessidades e sugestões.


 Por ser um processo complexo da natureza humana, a comunicação deve ser desenvolvida e compreendida na esfera da razão e da emoção. Racionalmente deve ser considerado o modo habitual do contexto das relações de trabalho, a exemplo da organizacional, com seus instrumentais de comunicação que dão sentido as operações que devem ser desenvolvidas: rotinas de trabalho, planejamento estratégico, resoluções, instruções normativas, entre outros. No campo das emoções, importante o uso da percepção da maneira relacional entre o emissor e receptor, pois o corpo fala e se expressa com maior ênfase de forma subjetiva.


As emoções representam uma parcela significativa para o alcance dos objetivos de qualquer ação, sejam elas coletivas ou individuais. Quando nos encontramos enredados, por emoções ou pensamentos limitantes, é importante buscarmos serenidade para traçarmos as estratégias necessárias à retomada das metas/resultados.


Ter um olhar mais ampliado das possibilidades pode significar novas maneiras de resolução dos antigos pontos de melhoria. Portanto, seja coerente com os seus valores , sem abrir mão da escuta. Não há liderança sem partilha de responsabilidades. As soluções para muitas das dificuldades apresentadas por uma unidade de trabalho podem surgir dos momentos de reunião e dos espaços de comunicação.


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