1476 Visualizações

Disau recomenda uso de máscaras PFF e explica sobre cuidados a serem adotados

Orientação de uso prolongado segue nota técnica da Anvisa

20/04/2020 08:35


A Divisão de Saúde - Disau, do Tribunal de Justiça de Rondônia recomendou, em caráter excepcional, a distribuição de máscaras PFF em substituição às máscaras cirúrgicas descartáveis que vinham sendo utilizadas na prevenção ao contágio por coronavírus e que se esgotaram no estoque do Almoxarifado do TJRO. A carência de equipamentos de proteção individual - EPI’s no mundo todo motivou também o prolongamento do uso indicado pelos fabricantes.

A recomendação da Disau é conforme nota técnica da Anvisa (N.04/2020-ANVISA), que orienta, também excepcionalmente, os profissionais de saúde a utilizarem máscaras N95, PFF2 ou equivalentes por um período maior do que o indicado pelos fabricantes, desde que a máscara esteja íntegra, limpa e seca, sendo desnecessário o descarte diário.

O uso de máscaras caseiras de pano, recentemente recomendado pelo Ministério da Saúde, também foi mencionado, como uma intervenção adicional às medidas de distanciamento, etiqueta respiratória e higienização das mãos na prevenção ao contágio da Covid-19. 

De acordo com a diretora da Divisão de Saúde do TJRO, Rosana Ramalho Feitosa, é “necessário estabelecer controle de entrega pelas administrações, em conformidade com as condições possíveis,  junto às recepções e entradas dos prédios”.

A diretora disse, ainda, que  “estas medidas visam garantir a continuidade das ações de prevenção ao contágio por Covid-19, principalmente neste momento em que há carência de oferta no mercado de Epis. Assim, o uso de máscaras de qualquer tipo somente será eficaz se forem adotadas as demais medidas relacionadas ao distanciamento social e higienização adequada das mãos. ,”.

Sobre os cuidados a serem adotados no uso da máscara PFF2, destacam-se:  que seja de uso exclusivo individual; deve cobrir o nariz e a boca e proporcionar vedação adequada sobre a face; deve-se evitar tocar a área externa da máscara, caso ocorra, procurar higienizar imediatamente as mãos com água e sabão,  álcool gel 70% ou espuma de álcool disponibilizada pelo TJRO; o  armazenamento deve ser feito em local seco e limpo de preferência dentro da própria embalagem plástica; a vida útil é limitada conforme o tempo de uso (contínuo ou não), grau de saturação do ar ambiente, cuidados, higiene ou dano. Deve ser trocada sempre que o usuário perceber um aumento na dificuldade de respiração através do filtro - significará que ele se encontra saturado e causará desconforto ao usuário; e não se executa nenhum tipo de manutenção tais como: lavagem, ou troca de peças, por serem todos eles descartáveis.




Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema