A Presidência do Tribunal de Justiça de Rondônia publicou, na
edição de ontem (14) do Diário da Justiça, a resolução nº 142/2020, que dispõe sobre
a criação das Trilhas de Aprendizagem, novo projeto da Escola da Magistratura
do Estado (Emeron) para a capacitação e desenvolvimento de servidores do
judiciário rondoniense. O programa está alinhado
à Política Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder
Judiciário, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e será implementado ao longo
dos próximos meses.
Idealizadas para aumentar o número de capacitações
vinculadas ao Programa de Gestão por Competências, processo de avaliação de desempenho
dos servidores efetivos e comissionados integrante da Política de Gestão de
Pessoas do TJRO, as trilhas serão ofertadas enquanto caminhos alternativos e
flexíveis, formados por conjuntos integrados e sistematizados de recursos de aprendizagem.
As formações serão organizadas em trajetórias orientadas para o desenvolvimento
pessoal e profissional, por segmento de atuação, temas, perfis ou outras
referências relevantes, associados a matrizes de competências e a referências
de desempenho, necessárias ao alcance dos objetivos estratégicos.
O percurso entre as diversas trilhas de
aprendizagem poderá ser estabelecido em modelos orgânico, linear ou misto, nos
quais o desenvolvimento do profissional acontece, respectivamente: de maneira
livre, na qual o próprio servidor seleciona a ordem em que deseja receber as
capacitações; em formato estruturado, no qual o participante deverá cumprir um
módulo específico para então prosseguir para a próxima etapa; ou em módulos nos
quais algumas temáticas precisam ser cumpridas conforme determinado pela
instituição, enquanto outras podem ser de múltipla escolha do servidor. Desta forma,
será oferecida uma visão sistêmica da formação profissional, tornando visíveis
as expectativas institucionais em relação aos servidores.
As trilhas serão publicadas no Ambiente Virtual de
Aprendizagem (AVA) da Emeron, inclusive utilizando-se de videoaulas, e contarão
com a seguinte estrutura: nome e delimitação; competências para desenvolvimento;
objetivo e público-alvo; orientações gerais de navegação; testes de conhecimento
e/ou avaliação de habilidades; e rol das opções de aprendizagem
disponibilizadas. Esse rol pode incluir bibliografia, cursos de capacitação a
distância e presenciais (da Emeron, órgãos conveniados ou até mesmo contratados),
eventos externos, filmes e vídeos, pós-graduação, estágios, mentoring e counseling.
A abertura, manutenção e atualização das trilhas
de aprendizagem serão coordenadas pela Divisão de Planejamento Técnico Pedagógico
(Diped) da Emeron, a partir da proposta de abertura por iniciativa da Divisão
de Acompanhamento e Desenvolvimento de Carreiras (Diadec) do TJRO ou da própria
Escola e da definição do conteudista e do gestor da trilha, que serão sempre
servidores experts nas determinadas áreas de atuação. Todos os
servidores poderão navegar pelas diversas trilhas de aprendizagem, no ambiente
corporativo, para que possam desenvolver suas competências globais e específicas,
atendendo a necessidades pessoais e de planejamento da carreira.
As competências adquiridas serão certificadas pela
Emeron. Mais informações podem ser consultadas na edição de
ontem do Diário da Justiça de Rondônia.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
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