871 Visualizações

Emeron e PMRO concluem campanha Adote o Futuro, com quase 500 árvores doadas

Durante os cinco dias de campanha, foram realizados 104 atendimentos e distribuídas 493 mudas de várias espécies

28/09/2020 19:13

A conscientização sobre a importância da preservação das árvores e das florestas, incentivando a proteção do meio ambiente com atitudes que trazem benefícios à natureza, ficou marcada na Campanha Adote o Futuro, desenvolvida na última semana pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) e a Polícia Militar de Rondônia (PMRO), por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), em alusão ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro.

A ação, promovida como atividade de extensão da Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Ambiental, ofertada pela Emeron, teve como objetivo a conscientização, especialmente das crianças, quanto à necessidade de preservação do meio ambiente como garantia de um futuro saudável para as próximas gerações. Apesar de o Brasil ter compromissos internacionais para a redução do desmatamento e das queimadas, dados de monitoramento por satélite divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que a taxa de desmatamento na Amazônia aumentou 34% entre agosto de 2019 e julho de 2020, correspondendo a mais de 9,2 mil quilômetros quadrados de floresta derrubados.

Durante os cinco dias de campanha, foram realizados 104 atendimentos e distribuídas 493 mudas de espécies como Ipê de várias cores, entre eles o Ipê branco, considerado raro; jaca, jabuticaba, caju, palmeira imperial, açaí, tento vermelho e palmeira cariota, que eram adotadas após orientação dos especialistas do BPA, que identificavam os objetivos da adoção: plantio em área urbana ou rural, árvore frutífera ou árvore para fazer sombra.

Na manhã de quinta-feira, o Diretor da Emeron, Desembargador Miguel Monico Neto, junto com os representantes do Comando Geral da Polícia Militar, coronel PM Drayton Florêncio e coronel PM Marcos Cleiton Freire Lopes, acompanhou a realização da campanha e reafirmou o compromisso da Emeron em apoiar e promover iniciativas de conscientização e proteção ao meio ambiente. “A Escola está aberta a colaborar com iniciativas como esta e ficamos felizes em contar com um parceiro como a Polícia Militar. Sem o Batalhão de Polícia Ambiental esta ação não seria possível e queremos que isto se estenda aos próximos anos, com mais sucesso do que está sendo agora”, afirmou. O Diretor lembrou ainda que a realização da campanha está alinhada ao comprometimento da Escola com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas por meio do Pacto Global, do qual tornou-se signatária no primeiro semestre deste ano.

Dando o exemplo, o Diretor também realizou sua adoção e levou para casa uma muda de Ipê. Vários servidores igualmente adotaram as suas árvores. Os adotantes receberam uma “certidão de nascimento” das espécies adotadas, registrando o compromisso da adoção. “Foi a primeira vez que adotei muda de árvore, foi uma sensação boa, dá uma relação de irmandade com as plantas, na qual a planta ganha um símbolo de parte da mesma criação”, diz Cléber Maurício de Lima, professor da Universidade Federal de Rondônia e participante da ação. “Achei uma iniciativa muito bacana, percebi que teve bastante engajamento e isso é algo bonito, porque mostra que nem todas as pessoas estão sem interesse pela natureza”, completa o adotante.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
(com informações da Polícia Militar)

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial
twitter.com/emeron_rondonia
facebook.com/EmeronRO
youtube.com/EscolaEmeron


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema