287 Visualizações

Webinário mostrou soluções simples para consumo consciente de energia elétrica

“Se liga no consumo consciente!” foi o tema do evento promovido pela Secretaria Administrativa

28/05/2021 11:41

Orientações e esclarecimentos de dúvidas sobre formas de economizar energia elétrica por meio do consumo consciente e da adoção de condutas simples como apagar uma lâmpada fizeram parte do Webinário “Se liga no consumo consciente”, promovido pela Secretaria Administrativa do Tribunal de Justiça de Rondônia, realizado na manhã desta sexta-feira, 28.

A secretária administrativa, Elaine Bettanin, fez a abertura do evento, que contou com a participação de assistentes de direção, ocasião em que mencionou o I Concurso Interno Assistente de Direção nota 10 e destacou a meta de redução no consumo de energia.

Numa breve contextualização do evento, Elaine destacou a importância de todos repensarem o consumo de energia não somente no local de trabalho como nas residências, tanto pela questão econômica quanto ambiental. “Alguns anos atrás, quando ouvíamos falar de aquecimento global, sustentabilidade e energia limpa, achávamos que era uma realidade distante, mas agora já sentimos os efeitos do clima no mundo inteiro, e cabe a nós, com pequenas ações, salvar o planeta. Para muitos parece romantismo, mas para o TJRO é um assunto muito sério, que já é estudado e trabalhado com afinco”.

O engenheiro eletricista com ênfase em telecomunicações, Marcio Paulo Stein, do Departamento de Engenharia e Arquitetura do TJRO, foi convidado para conduzir o tema.

Segundo o engenheiro, o DEA já substitui praticamente 100% da iluminação dos ambientes por luminárias e lâmpadas do tipo LED, com a automatização já efetivada na parte externa e em algumas salas. Neste item, Marcio destacou a simplicidade para alcançar economia, que é desligar a iluminação quando não houver necessidade como, por exemplo, em algumas recepções, salas de espera e ambientes que possuam luz natural suficiente.

Outra abordagem foi sobre equipamentos em stand by ou ligados sem necessidade. De acordo com o engenheiro, hoje já há vários estudos de especialistas confirmando que o consumo nesses casos pode representar até 12% do consumo final da fatura numa residência. “Na área institucional com certeza não será muito diferente disso, pois há muitos equipamentos eletrônicos, de informática”, afirmou.

Marcio recomenda, inclusive, sempre que possível desligar a impressora, já que, atualmente, esse equipamento é bem menos utilizado. “O consumo stand by dessas impressoras pode estar sendo maior do que o consumo em uso. Então, desligar da tomada e ligar somente quando for usar certamente haverá economia. Isso vale também para scanners, monitores, micro-ondas, televisores, etc.".

Climatização

De acordo com Marcio Stein, a climatização dos ambientes é o que causa mais impacto na conta. “Estima-se que esse gasto resulte em 80% do valor da fatura. É o item onde qualquer alteração que se fizer no uso para respeitar os padrões apresentará impacto final no valor da fatura da unidade”. O engenheiro se referiu às normas e resoluções que definem parâmetros sobre a temperatura de conforto.

O Webinário “Se liga no consumo consciente” faz parte de ações previstas no Plano de Logística Sustentável da instituição. O consumo de energia elétrica (kwh) per capita no Judiciário é uma das prioridades para o cumprimento dos indicadores que compõem o Índice de Desenvolvimento de Sustentabilidade – IDS, avaliado pelo Conselho Nacional de Justiça.

Para conhecer mais sobre consumo consciente de energia elétrica assista ao Webinário

Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema