363 Visualizações

Oficina de gestão de resíduos domésticos e compostagem será dia 10 de junho

Atividade realizada em parceria com o TRT da 14 Região faz parte da programação em comemoração ao meio ambiente

01/06/2021 04:56

Orientações sobre como destinar o lixo doméstico de forma correta e legislação aplicada ao tema serão alguns dos temas trabalhados durante a Oficina de Gestão de Resíduos Domésticos e Compostagem, que vai acontecer no próximo dia 10 de junho. A iniciativa é uma parceria entre o Tribunal de Justiça de Rondônia e o Tribunal Regional do Trabalho da 14 Região e faz parte da programação em alusão ao Dia do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. A oficina será online e transmitida no canal do TRT14 no Youtube. Não é necessária inscrição prévia.  


De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), as medidas de distanciamento social geraram no Brasil um aumento de 15 a 25% na quantidade de resíduos residenciais, o que evidencia a necessidade de reforçar os cuidados com o descarte do lixo e por isso a importância de discutir alternativas. Além das informações sobre o lixo doméstico, os participantes poderão aprender a produzir vaso compostor, reduzir a produção de lixo e outras boas práticas.


Compostagem é o conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em substâncias húmicas e nutrientes minerais formando assim um solo humífero.  A técnica também contribui com a redução do impacto ambiental, já que os resíduos orgânicos não serão despejados em lixões ou aterros sanitários, evitando a contaminação do solo, água e ar, bem como, riscos à saúde.


A programação foi desenvolvida pela Secretaria de Gestão Estratégica do TRT da 14ª Região, por intermédio da Seção de Sustentabilidade e Acessibilidade e será ministrada pela servidora do TJRO Samira Alvim, que tem experiências em ações desenvolvidas em Porto Velho em parceria com instituições públicas e privadas, multiplicando seu conhecimento sobre técnicas de compostagem. Samira, que é engenheira florestal e gestora ambiental, começou a se envolver com a temática em casa, com iniciativas desenvolvidas em seu jardim com a separação do lixo orgânico. “Depois de um mês ou dois, aquele resto orgânico já tinha virado adubo e eu usava nas minhas plantas”, conta. 


Segundo ela, mesmo quem mora em apartamento pode produzir o adubo por meio de composteira feita com baldes, que não ocupam tanto espaço.  “Se todo mundo manda o seu lixo da cozinha, por exemplo, para o descarte comum, o município paga para fazer essa coleta e paga para enterrar esse material. Quando você faz a compostagem diminui a geração de lixo e traz benefícios para o meio ambiente, vai entrar em decomposição com outros materiais tóxicos”, explica.


Durante a oficina serão sorteadas duas composteiras domésticas para o público interno dos órgãos organizadores. Será disponibilizado Formulário de Frequência durante a palestra.  


A iniciativa faz parte da programação socioambiental em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho que, desta vez, pretende ampliar, localmente, o debate sobre a gestão de resíduos sólidos, com foco na compostagem e no cuidado com os resíduos domésticos. A ação está alinhada às metas do Plano de Logística Sustentável dos dois órgãos e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

 
 
 
Consulta interna

 

Está aberta uma consulta interna com o objetivo de obter panorama acerca da geração de resíduos e a relação dos colaboradores com o importante ato de separar os resíduos produzidos no âmbito doméstico, especialmente durante o período de pandemia, quando foi verificada, em muitas residências, o aumento de lixo em razão das medidas de distanciamento social e do teletrabalho.  

Os resultados da consulta, sem a identificação dos respondentes, serão apresentados durante a oficina de compostagem. A consulta ficará aberta de 19 a 28 de maio de 2021. Participe clicando no link. 

 

Comunicação Interna

 


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema