276 Visualizações

Campanha de prevenção de Dort - Cuidados com os punhos

Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho têm prevenção orientada pela Divisão de Saúde

14/06/2021 16:55



Prática frequente da Divisão de Saúde do Tribunal de Justiça - Disau, a divulgação de orientações para uma boa saúde e qualidade de vida, tanto social e familiar quanto no ambiente de trabalho, tem, hoje, como tema da série sobre prevenção de Dort – Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, os cuidados com os punhos. 

Pode ser somente um mau jeito, um incômodo decorrente de uma posição desconfortável durante a noite ou do excesso de um peso carregado, mas pode ser, também, um problema de saúde mais sério. 

Durante o trabalho informatizado, a região do punho sofre compressão mecânica, decorrente do contato com a superfície de apoio para a digitação e manuseio do mouse que, somada a esforços excessivos, repetitivos, permanência prolongada na mesma posição e posicionamentos inadequados, aumentam o risco de inflamações e lesões.

Quando o trabalho realizado por uma pessoa tem relação com o aparecimento dessas lesões, considera-se que sejam DORT - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. No punho, os distúrbios mais comuns são a Síndrome do Túnel do Carpo e a Tenossinovite de Quervain.

A Síndrome do Túnel do Carpo se caracteriza pela compressão do nervo mediano ao nível do túnel do carpo, local por onde o nervo passa, na região do punho. Dor no punho e na mão, podendo irradiar para o cotovelo, sensação de formigamento e/ou dormência dos 3º ao 5º dedos, dificuldade para movimento de pinça, perda da força muscular e risco de não conseguir segurar objetos leves são os sintomas, e a dor tende a piorar à noite, interferindo na qualidade do sono.

Na Tenossinovite de Quervain ocorre inflamação dos tendões, com dor na base do dedo polegar e no punho, podendo haver alteração na sensibilidade local.

Embora de causa desconhecida, outro acometimento frequente é o aparecimento de cistos indolores que, em alguns casos, pode estar associado a traumas repetitivos. A maioria dos cistos sinoviais tem remissão espontânea, porém os maiores e incômodos podem necessitar de intervenção, conforme orientações da Divisão de Saúde, que, a seguir, destaca algumas formas de prevenção de Dort no punho.

Trabalhar com a articulação em posição neutra, sem dobrar o punho, mantendo-o alinhado com a mão e o cotovelo é a forma correta.

Durante a digitação e manuseio do mouse, utilizar o apoio de punho para teclado e mouse pad com apoio para punho. O ideal é sentir conforto ao usar esses objetos ergonômicos, com percepção imediata ou após um período de sete dias e, em caso de desconforto durante a utilização, um fisioterapeuta deve ser consultado para possíveis orientações como uso correto desses objetos, altura padrão do modelo apropriada para cada caso ou detecção de comprometimento prévio que demande outros cuidados.




Evitar a movimentação demasiada do punho durante o uso do mouse e manter o alinhamento também são recomendações. 



O tamanho do mouse deve ser compatível com o da mão, de modo que possibilite descansá-la sobre o equipamento sem precisar dobrar excessivamente os dedos. Há opções de mouses ergonômicos verticais que aliviam a compressão mecânica sobre o punho, ao mudar o posicionamento do antebraço durante a pega. Da mesma forma que no modelo tradicional é importante observar como são feitos os movimentos, para não sobrecarregar a articulação. Outra opção são os modelos com trackball (bola de comando), nos quais não há necessidade de movimentar o punho, no entanto exigem uma maior variedade de movimentos finos, rápidos e repetitivos com os dedos, portanto é preciso avaliar custo-benefício caso a caso.

No uso de notebook é recomendável suporte para permitir melhor posição da cabeça e pescoço na visualização da tela. Entretanto, para proteger a articulação do punho, é necessária a utilização de mouse e teclado externos. Alternativamente, pode ser utilizado teclado externo com touchpad integrado, pois quando o notebook está sobre um suporte, a interação com o teclado e o touchpad existentes no próprio equipamento exigem que o punho fique em extensão, forçando a articulação.

Exercícios de alongamento nas pausas do trabalho; o ritmo de trabalho moderado, compatível com a capacidade funcional de cada um, evitando-se esforço excessivo, movimentos rápidos e repetitivos também estão dentre as orientações da Disau, que menciona, também, o manuseio do celular. Neste caso, deve-se evitar o uso exclusivo dos polegares, alternando-se com outros dedos.

Em caso de sintomas no punho, a Divisão de Saúde recomenda a procura por auxílio profissional e desaconselha a automedicação, que pode agravar o estado de saúde.

O próximo tema da Campanha de Prevenção de Dort da Disau são os cuidados com a região cervical (pescoço). Confira aqui no Portal Gestão de Pessoas.


Clique aqui para acessar o vídeo com as dicas da Disau


Clique aqui para acessar o vídeo com exercícios para alongar os punhos



Comunicação Interna

Ilustrações do site ergonomize


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema