198 Visualizações

Cuidados com a região cervical são tema da Campanha de prevenção de Dort

Confira as sugestões da Divisão de Saúde para prevenir distúrbios osteomusculares relacionados às atividades de trabalho informatizado e uso de celular

15/06/2021 14:51


Os cuidados com a região cervical (pescoço) são as recomendações de hoje da Campanha de Prevenção de Dort – Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, realizada pela Divisão de Saúde – Disau, por meio da Seção Biopsicossocial – Sebio/Fisioterapia, do Tribunal de Justiça de Rondônia, que tem como objetivo promover a saúde ocupacional com ações educativas nas comarcas.

A Campanha, que faz parte da Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário, conforme a Resolução 207/2015, tem atividades com servidores e servidoras das comarcas do interior do Estado.

Encontros virtuais, pela plataforma Google Meet, com orientações para prevenção de Dort, já foram realizados em Alta Floresta d' Oeste, Alvorada d' Oeste, Ariquemes, Buritis, Cacoal, Cerejeiras, Colorado d’Oeste, Costa Marques, Espigão do Oeste e Guajará-Mirim. Nos dias 18 e 22 deste mês os encontros serão com as comarcas de Jaru e Ji-Paraná, respectivamente.

De acordo com a fisioterapeuta Nadya Machado Barbosa, da Seção Biopsicossocial, os Dort são a segunda maior causa de absenteísmo no Poder Judiciário. Confira, a seguir, algumas sugestões para prevenir distúrbios osteomusculares na região cervical relacionados às atividades de trabalho informatizado e uso de celular.

No uso de computador, a altura do monitor deve ser ajustada de forma que se consiga visualizar toda a tela sem precisar baixar ou erguer a cabeça. Essa é uma dica-chave para achar a posição mais saudável, afirma Nadya. Geralmente, na altura adequada o nível dos olhos fica na direção ou um pouco abaixo da borda superior do monitor (distância horizontal), no entanto, para quem usa lentes multifocais, esse parâmetro pode alterar, nesse caso observe somente a posição da cabeça.


Se a utilização é de apenas um equipamento, deve-se sentar bem em frente ao monitor e, caso esteja mais para um dos lados, a tendência é realizar uma rotação do pescoço por tempo prolongado para aquele lado, e isso é prejudicial.


No caso de utilizar dois monitores concomitantemente, com a mesma frequência, o ideal é aproximá-los e sentar-se bem em frente ao vértice formado pelo encontro dos equipamentos. Dessa forma, a distância entre os olhos e a tela será igual nos dois lados. É importante lembrar de ajustar as duas telas na mesma altura e observar a posição da cabeça conforme a primeira dica-chave. Sempre que possível dar preferência a utilizar o mecanismo giratório da cadeira, ao invés de ficar repetidamente realizando a rotação do pescoço para visualizar as telas.


Caso se utilize dois monitores, sendo um deles o principal e o outro acessado apenas para leitura ou consulta rápida, deve-se posicionar de frente ao monitor principal e colocar o outro do lado, e seguir a regra de, preferencialmente, utilizar o mecanismo giratório da cadeira em vez do movimento do pescoço para visualizar as telas. Quando precisar interagir por um tempo maior com um determinado documento mostrado na tela do monitor de apoio, o ideal é levá-lo para o monitor principal, que está melhor posicionado.

Em caso de uso de notebook por muito tempo, o ideal é utilizar um suporte para conseguir ajustar a tela na altura adequada, escolhendo um modelo com regulagem de altura, pois oferece maior possibilidade de ajustes. É importante providenciar teclado e mouse externos.


Não inclinar muito a cabeça para baixo na hora de visualizar o celular também é recomendável. O melhor é erguer o equipamento até próximo ao nível dos olhos, isso porque quanto maior a inclinação da cabeça maior a sensação de peso e esforço sobre a região cervical. A utilização de um suporte ou uso de um apoio para o celular durante chamadas de vídeo e/ou reuniões deve ser considerada.


Nadya Barbosa alerta: “percebeu que precisa fazer ajustes? Faça-os! Cuide do seu corpo!”.


O próximo tema da Campanha de Prevenção de Dort são os cuidados com os ombros. Confira aqui no Portal Gestão de Pessoas


Clique aqui para ver o vídeo com as dicas da fisioterapeuta


Clique aqui para ver o vídeo com orientações de exercícios 



Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema