228 Visualizações

Núcleo de Acessibilidade do TJRO destaca atuação do Intérprete de Libras

O dia do Intérprete de Libras é celebrado em 26 de julho.

03/08/2021 23:44


Neste mês de julho se comemora o Dia do Intérprete de Libras, e o Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental do Tribunal de Justiça de Rondônia – Nages, ressalta a importância da atuação dos profissionais tradutores/Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e destaca as providências tomadas pelo TJRO para atender às exigências de acessibilidade, como exemplo de audiências que tiveram a presença do profissional


A coordenadora do Nages, Maiara Ribeiro aponta para a relevância do tema, tratado pela Resolução n.401/2021, do Conselho Nacional de Justiça, a qual determina que o deficiente auditivo, quando identificado como uma das partes do processo, deve ter acesso total a todas as manifestações expedidas, sendo auxiliado caso necessário por um profissional intérprete de Libras, para poder manifestar as suas reivindicações de forma plena e confiável.


O juiz de direito Johnny Clemes, lembra que a participação do intérprete no cotidiano judicial, para as pessoas portadoras de algum tipo de deficiência, representa a efetivação das condições necessárias para o exercício da cidadania ao máximo, no sentido de se fazerem compreendidas e poderem manifestar suas vontades. “As autoridades, por outro lado, podem fazer com que a comunicação com as pessoas seja efetiva. E assim, a construção de um acordo seja algo que tenha no seu acertamento a vontade da pessoa com deficiência”, afirmou o magistrado.


Neste ano de 2021, em ao menos em três processos foi necessária a participação desse profissional, pois a presença do intérprete amplia a confiança do público com deficiência auditiva no processo judiciário, além de se a garantia que que a sua manifestação vai ser acolhida sem ruídos, sendo levada a termo com fidedignidade, gerando assim segurança na decisão prolatada do processo em questão. O dia do Intérprete de Libras é celebrado em 26 de julho.



Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema