54 Visualizações

Comarcas de Alvorada e Guajará lideram percentual de respostas à pesquisa QVT

Qualidade de Vida no Trabalho é tema de diagnóstico realizada por consultoria do Distrito Federal junto à Secretaria de Gestão de Pessoas do TJRO.

24/06/2022 08:39

Qualidade de Vida no Trabalho é tema de diagnóstico realizada por consultoria do DF no TJRO

 

O levantamento parcial referente às primeiras 72 horas da abertura do prazo para respostas ao Diagnóstico de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), no Poder Judiciário de Rondônia, demonstra adesão gradual do público envolvido, com registro das comarcas de Alvorada do Oeste e Guajará-Mirim, como líderes no percentual de respostas, com índices próximos a 30% do total de participantes em cada uma dessas unidades. Pimenta Bueno, Rolim de Moura e o Tribunal de Justiça também se destacam, com percentuais acima de 20%, nesses primeiros dias.

A pesquisa é confidencial, ou seja, não haverá identificação de quem realiza as respostas. Por isso, os códigos que devem ser utilizados para acessar o questionário, assim como o link que dá acesso ao mesmo, foi disponibilizado pelo e-mail funcional de todos os magistrados(as), servidores(as) e estagiários(as) do PJRO. Já o pessoal de trabalho terceirizado, cedidos(as) e reeducandos(as) receberão os códigos por meio de ação direta a ser feita em cada prédio, na capital, pela Comissão; e pelos assistentes da Direção dos fóruns, nas demais comarcas.

O prazo final para as respostas é no dia 11 de julho. Até lá, é possível acessar o questionário e opinar de maneira livre e verdadeira sobre aspectos relacionados às vivências no ambiente de trabalho. Aquilo que pode ser causa de bem-estar e mal-estar, ou seja, aspectos que impactam diretamente na qualidade de vida no trabalho.

Já as comarcas de Costa Marques, São Miguel, Alta Floresta, Machadinho e Porto Velho têm os menores percentuais com relação ao público total.

O que é QVT

Não se trata apenas de uma pesquisa, isso porque a forma como essas informações serão coletadas, sistematizadas e interpretadas fazem parte de uma metodologia de trabalho. O projeto orienta-se por uma abordagem teórico-metodológica específica de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Essa abordagem é intitulada Ergonomia da Atividade Aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho (EAA_QVT). Ela tem sido desenvolvida, aplicada e aprimorada ao longo de mais de 15 anos com base nas pesquisas-intervenções do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ergonomia Aplicada ao Setor Público (ErgoPublic), do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB). A implementação da política e do programa de QVT no Poder Judiciário de Rondônia terá como consultor o professor doutor Mário César Ferreira.

Qualidade de Vida no Trabalho é um assunto cotidiano e dialoga com a forma como as pessoas se relacionam com o local de trabalho. A QVT atua nessa relação e como impacta diretamente na saúde e no desempenho das pessoas na instituição.

Durante a pesquisa, que começou no dia 20 de junho, todos são convidados a dizer como se sentem com relação a diversas situações no ambiente laboral.

Cordel

Nessa época junina, de confraternização e encontros, a primeira grande confraternização após o distanciamento social decorrente da pandemia, a pesquisa de QVT é uma iniciativa que visa à valorização das pessoas, pois é a partir do apontamento feito por elas nesse diagnóstico, que será elaborada a política de Qualidade de Vida no Trabalho no PJRO.

 

TÁ TODO MUNDO PERGUNTANDO

E QUERENDO JÁ SABER

SE VOCÊ JÁ RESPONDEU

SE VAI LOGO RESPONDER

 

QVT É QUALIDADE

MAS VOCÊ TEM QUE DIZER

BEM-ESTAR E MAL-ESTAR

O QUE SE PASSA COM VOCÊ

 

QUEM TÁ FAZENDO ESSA PESQUISA

É O DOUTOR MÁRIO FERREIRA

PROFESSOR DA UNB

COM UM TIME DE DOUTORES

CHEGA DÁ GOSTO DE SE VER

 

PRA GENTE TER UM NORTE

UMA POLÍTICA DE RESPEITO

QUE FAÇA A GENTE MAIS FORTE

E FORTALEÇA NOSSOS DIREITOS

 

TODO MUNDO É ESSENCIAL

E SUA OPINIÃO É IMPORTANTE

CADA UM JÁ É ESPECIAL

MAS TODOS JUNTOS SÃO MAIS QUE DIAMANTE

 

ESCUTE TUDO E ENTENDA

PRA PODE ABSORVER

E ENTENDER QUE NA VERDADE

A QUALIDADE DA PESQUISA

SÓ DEPENDE DE VOCÊ

 

 

 

Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema