165 Visualizações

Projeto Aurora retoma rodas de conversa, desta vez sobre climatério

A 4ª Ciranda da Palavra “Re Ciclar: Sentidos da vida na maturidade” será no dia 8 de julho

01/07/2022 12:07


O acolhimento às mulheres proposto pelo projeto Aurora desta vez tem como foco o climatério, período de transição, que sai da fase fértil até a última menstruação (menopausa). O climatério pode ser uma fase muito delicada para várias mulheres, devido à flutuação de hormônios que acontece nessa época da vida, por isso a roda de conversa “Re Ciclar: Sentidos da vida na maturidade”, que ocorre no dia 8, das 10h às 12h, busca ressignificar esses impactos. 

Para participar de mais esta atividade do Aurora é necessário se inscrever previamente, por meio de formulário. Clique aqui

"O climatério é um assunto pouco discutido e bastante temido pelas mulheres. E sabemos que não é à toa. Numa lógica cultural fortalecida pelo padrão do mercado, que trata o envelhecimento da mulher como um processo negativo e que deve ser disfarçado no corpo, nos fios grisalhos que teimam nascer, nos sinais de transformação encarados como ameaças à saúde da mulher. A depreciação e estigma nos afasta de viver a travessia climatério com a plenitude e segurança”, explicou a psicóloga Mariângela Onofre, que conduzirá a roda de conversa junto com a servidora Cecileide Correia.

"O corpo vai trazendo sinais que antes não havia. A pele  flácida, seca. O  Cabelo  caindo, ficando mais fino. A alma agitada, suada, irritada, cheia de perguntas e quase sem respostas. Somos nós: mulheres lindas e cheias de  experiências que chegam intensas na melhor fase da vida. Conhecer os sintomas do climatério é fazer deles seu lema de uma nova fase da vida, transformando na sua melhor travessia”, reforçou Cecileide, que está finalizando uma formação justamente sobre maturidade, o Curso Integral da Mulher Madura -  CIMM - Parteiras da Maturidade.


Aurora

O Projeto Aurora é uma parceria da Coordenadoria de Mulheres do Tribunal de Justiça de Rondônia, Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental – Nages,  Coordenadoria de Comunicação e a Divisão de Saúde, para construir uma agenda de ações voltadas, principalmente, para o público feminino.

A iniciativa consiste em propor ações contínuas e integradas em diferentes setores do TJRO, que visam oferecer melhores condições laborais às servidoras, constituindo política de ação institucional que favoreça a ampliação da participação feminina no Poder Judiciário. 

O projeto está alinhado às diretrizes da Resolução n. 255, do Conselho Nacional de Justiça, que instituiu a Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário, e também aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da ONU, relacionadas à efetivação dos direitos humanos e promoção do desenvolvimento. O Objetivo 5 refere-se à igualdade de gênero.


Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema