135 Visualizações

Aurora: Próxima roda de conversa do projeto será sobre Parentalidade

Inscreva-se por meio do formulário

18/07/2022 11:24


Com a proposta de trazer temas relacionados à questão de gênero para o âmbito institucional, o projeto Aurora promove no dia 03 de agosto, das 10h às 12h, uma roda de conversa sobre parentalidade. Com o mote “Quem embala Mateus também precisa ser embalada: a importância da presença paterna no apoio à função materna”, a roda pretende discutir a importância da divisão de tarefas nos cuidados aos filhos. 

“A tendência de imputar às mães uma responsabilidade maior pelos filhos é cultural, quando tanto pais quanto mães devem ter uma divisão justa, inclusive se relacionado ao mundo do trabalho”, defendeu a psicóloga facilitadora da roda, Mariângela Onofre.

Os relatos de sobrecarga de trabalho das mães começaram a ser coletados pelo Aurora logo no início do projeto, quando veio a pandemia e se pensou no formato de encontros virtuais para o acolhimento das mulheres. Apesar do Aurora se voltar para o público feminino, faz questão de que os servidores também participem, pois os temas são pertinentes a todos os gêneros.

“Os homens também precisam discutir até para rever os seus padrões”, exemplificou Cecileide Correia, que na última roda de conversa, sobre o climatério, também foi uma das facilitadoras. “Foi muito bom sentir que os homens estão interessados sobre o tema, afinal eles convivem com as mulheres nesse período e precisam entender e respeitar essa fase da maturação das mulheres”, analisou.


Inscreva-se na Roda de Conversa sobre Parentalidade


Climatério


A roda de conversa sobre o climatério ocorreu no dia 8 de julho, com a presença de 38 participantes, inclusive do interior do estado. No diálogo, considerado por todas(os) muito proveitoso, evidenciaram uma nova realidade dentro da instituição. Com a mudança das regras da aposentadoria, as servidoras, que antes se aposentavam antes do climatério, agora terão de viver todo o período dentro da instituição, por isso é necessário discutir o tema e suas repercussões no ambiente de trabalho.

“Vemos isso como vantagem para a instituição, pois as mulheres maduras estão na verdade em seus anos de ouro, com profunda capacidade, mais empáticas, criativas e apaziguadoras”, refletiu Cecileide.

Dentre as participações e falas uma síntese seria que para a travessia climatérica é necessário acesso à informação, companhia de outras mulheres, busca de acolhimento amoroso. “E acima de tudo se entregar literalmente para esta fase linda da vida”, concluiu Cecileide.



Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema