564 Visualizações

Uso de papel A4 tem redução de 5% no TJRO

Nuges atribui meta alcançada a comprometimento dos servidores com o meio ambiente

21/05/2019 18:26

A superação de mais uma meta do Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário de Rondônia é registrada pelo Nuges – Núcleo de Gestão Socioambiental. Entre os materiais de consumo, a gestão do uso de papel A4 alcançou uma redução de 5%. As impressões foram reduzidas em 15%, e estão relacionadas com a utilização das novas tecnologias disponibilizadas pelo TJRO. Os dados são do 1º quadrimestre de 2019 em comparação com o mesmo período de 2018.

A gestão do uso sustentável de papel A4 no TJRO está detalhada em resolução, no plano de ação do PLS, que aponta desde objetivos como a conscientização sobre o uso racional e aquisição de papel reciclado até fomentação de uso do correio eletrônico institucional para a comunicação de atos administrativos.

A administração das metas também é prevista nas etapas da execução. A meta de consumo é de responsabilidade do Almoxarifado. Já a de uso de ferramentas eletrônicas, como o GSuite e SEI, é fomentada pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação – Stic.

O novo Portal de Gestão de Pessoas, recentemente implantado, também é um recurso que, além de agilizar serviços e procedimentos com soluções de autoatendimento e interatividade, dispensa o uso de recursos como papéis e impressoras.

Para Alexandro Almeida e Richard Reckel, do Núcleo de Gestão Socioambiental, a compreensão e o comprometimento dos servidores acerca das ações sobre o consumo consciente de materiais de consumo é fator decisivo na concretização dessas metas.

“Para continuarmos nesse aspecto positivo ressaltamos que se faz necessário continuar imprimindo somente o necessário. O PJRO está investindo na informatização de grande parte dos processos administrativos e judiciários, o que possibilita essa mudança de comportamento com a utilização dos nossos recursos, utilizando novas tecnologias disponíveis”, afirmou Alexandro Almeida.

A impressão desnecessária aumenta o consumo de cartuchos de tonner, que gera um resíduo tóxico e poluente para descarte, especialmente em locais com grande quantidade de impressões. “Consequentemente, é grande, também, a nossa responsabilidade”, disse Alexandro, ao recomendar que, caso haja necessidade de impressão, optar sempre pela modalidade frente e verso.

“O ambiente agradece essas boas ações dos nossos servidores. A utilização mais eficiente dos nossos recursos significa menos resíduo e menos impacto ao meio ambiente. Por meio do Projeto Desapega conseguimos destinar parte dos resíduos da utilização de papéis para associações e cooperativas de catadores, provocando um impacto social positivo, com a geração de renda”, finalizou Alexandro Almeida.

 

Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema