270 Visualizações

Dia Mundial Sem Carro: Qual seu interesse no uso de bicicletas?

O TJRO estuda promover o incentivo ao uso de bicicletas

22/09/2022 08:29

Comprometido em tomar medidas para combater a mudança climática, o Tribunal de Justiça de Rondônia promove um estudo de viabilidade a fim de estruturar um programa que incentive o uso de bicicleta como meio de transporte para os(as) servidores(as). Para tanto, o Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental (Nages/GGOV) quer saber o interesse e adesão dos(as) servidores(as). O lançamento da pesquisa acontece justamente no Dia Mundial Sem Carro,  uma data internacional celebrada no dia 22 de setembro, em cidades do mundo todo.

O Poder Judiciário de Rondônia tem consciência do estado de emergência climática, que sinaliza a extrema gravidade da ameaça representada pelo aquecimento global, por isso busca adotar medidas para conseguir reduzir as emissões de carbono e também estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, propondo às pessoas uma revisão à dependência que criaram em relação ao carro ou moto. O setor de transporte como um todo é responsável por 14% das emissões de gases do efeito estufa no mundo. 

O TJRO estuda promover o incentivo ao uso de bicicletas para o servidor realizar o trajeto casa-trabalho e vice-versa, e, para auxiliar no desenvolvimento do programa, deseja ouvir servidores(as), magistrados(as), estagiários(as) e colaboradores(as).

Clique no formulário Participe da pesquisa respondendo o formulário até o dia 30.  A cidade, o planeta e nossas crianças agradecem!


PLS


A Gestão Sustentável dos Veículos é tema do Plano de Logística Sustentável (PLS), do Tribunal de Justiça de Rondônia. Pretende aprimorar o modelo atual de transporte do TJRO, aumentando a eficiência e a conscientização institucional, além de reduzir o impacto sobre o meio ambiente, o clima organizacional e os recursos orçamentários.

A gestão logística passou a contar com um único veículo para atender às demandas de vários setores, resultando na redução de 35% da quilometragem entre 2020 e 2021. Como reflexo, houve diretamente impacto na redução no consumo de combustíveis, de 99.321 litros em 2020, para 67.912 litros em 2021, o que representa uma queda no consumo de 32%.

As medidas adotadas foram a mudança do perfil logístico do transporte na instituição, reduzindo em 2021 a frota própria de 123 veículos para 61, além do deslocamento urbano por serviço de aplicativo de transportes (taxi-gov), distribuição de material por transportadora e locação por demanda.


Promoção da saúde e qualidade de vida


O uso da bicicleta e a qualidade de vida também estão relacionados à saúde mental. Quem sofre de estresse, depressão, ansiedade pode contar com a ajuda de uma bike para dar aquela aliviada na mente após um dia estressante ou uma semana mais pesada.

De acordo com um estudo realizado com cerca de 3,5 mil pessoas na Europa, andar de bicicleta reduz o estresse e o sentimento de solidão. Os estudiosos perceberam uma melhora significativa na saúde e no bem-estar daqueles cujas empresas incentivam o uso de bicicleta como transporte para ir ao trabalho.

Além disso, elas se tornam parte de uma comunidade: a dos ciclistas. Sendo assim, a tendência é mudar o estilo de vida e adotar outras atitudes mais saudáveis, como mudanças na alimentação.


Aumento da produtividade e motivação


A coordenadora do Nages, Maiara Ribeiro, lembra que a prática regular de atividade física ajuda a melhorar o ânimo e a disposição. Com isso, os novos ciclistas chegam com a energia renovada para trabalhar. Essa questão interfere diretamente na produtividade e na motivação.

“Ademais, colaboradores entusiasmados contaminam sua equipe. Então, pode ser percebida uma melhoria no clima organizacional e na qualidade do trabalho realizado por todos. Começa aos poucos, mas logo alcança toda a instituição”, pontuou.




Comunicação Interna



Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema